Blog do Paraíso: Olha o que vem por aí!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Olha o que vem por aí!


Hoje participei de uma seleção para uma vaga de estágio em uma grande empresa de comunicação (nossa, gente! Só faltou eu escrever “Querido diário”). Na verdade, era a segunda fase do processo seletivo. A primeira foi uma prova escrita. De acordo com um funcionário da empresa, que estava fazendo o controle de quem chegava, 75 candidatos fizeram a prova, apesar de 150 inscritos. Passaram para a segunda fase, que foi uma dinâmica de grupo, 24 estudantes. Eu sou um deles. E sabe quantas vagas a empresa está oferecendo? Apenas duas. Isso mesmo. Somente duas. Mas a proposta da empresa é muito boa. Depois de sei meses, o estagiário poderá ser contratado como trainee, sem contar o quanto ele poderá aprender. E como foi a segunda fase? Bom. A dinâmica em grupo teve três exercícios. No primeiro, cada candidato tinha que fazer uma pergunta para quem estava ao seu lado. Acho que arrebentei. Pedi para o estudante do meu lado falar um pouco sobre o nome dele. “Como, por exemplo, quem colocou seu nome e por quê?”. Ele respondeu que se chama Lincoln porque seu pai gostava muito do décimo sexto presidente dos Estados Unidos. Nossa. A pergunta foi bem feita, tanto que um cretino disse: “vocês combinaram”. Nem me importei. O segundo exercício da dinâmica foi muito chato. Chato porque os candidatos não colaboraram. Todos tiveram 15 minutos para escrever uma apresentação sobre si. Depois, cada um tinha que ler, ou falar, o que escreveu. O problema é quem preferiu falar – grande maioria – não respeitou o tempo limite de dois minutos. Tiveram momentos em que eu senti vontade de dizer “cala a boca” ou “já chega”; ou ainda, “você não precisa contar tantos detalhes”. Isso porque tinha gente que dizia, por exemplo: fiz estágio no jornal tal e teve uma vez que eu fui cobrir uma pauta sobre... e por aí ia e não acabava mais. A terceira atividade da dinâmica em grupo foi redigir uma matéria para jornal impresso com base em outra matéria, só que de rádio. Tivemos 30 minutos. Eu, como sempre, fiz um texto bastante curto. Terminei em 22 minutos. Entreguei e fui embora. Agora estou aguardando ser chamado. Terei a resposta até segunda. Se esse estágio for realmente como foi descrito pela selecionadora, será muito bom para minha formação. Ficarei muito contente, se eu for selecionado, pois, apesar dos idiotas, tinha na dinâmica de grupo muita gente boa. E olha que era uma seleção para estagiário. Com isso, já dá para avaliar o cenário que irei enfrentar no mercado de trabalho, após a conclusão do meu curso.

Nenhum comentário: