Blog do Paraíso: Agnelo Queiroz vence prévia petista no DF

segunda-feira, 22 de março de 2010

Agnelo Queiroz vence prévia petista no DF

Matéria publicada nesta segunda-feira, na Folha de S. Paulo:

Com o apoio do Palácio do Planalto, o ex-ministro Agnelo Queiroz tornou-se ontem o nome do PT para disputar o governo do Distrito Federal. Ele venceu as prévias contra o deputado federal Geraldo Magela, com 56,5% dos votos.

Antes mesmo da divulgação do resultado oficial da votação, feita pela primeira vez em urnas eletrônicas, os dois candidatos subiram num palanque improvisado e anunciaram a união do PT em torno de Agnelo e "contra a corrupção".

No DF, onde o DEM é acusado comandar um esquema de desvio de dinheiro público e distribuição de propina, o PT viu a chance de resgatar o discurso de "limpeza ética".

"Vamos vencer a direita e retomar a autoestima da capital do país em nome da ética e da transparência", disse Agnelo, que teve 4.656 votos e também responde na Justiça pela acusação de organizar um mensalão na esfera federal.

"Começa a disputa contra a corrupção", reforçou Magela, que recebeu 3.627 votos.
Superada a disputa interna, Agnelo anunciou que o PT dará início à tentativa de montar um bloco com partidos de esquerda e legendas aliadas do governo federal. Os petistas acreditam que só com uma ampla aliança será possível, nas eleições, derrotar o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), favorito na corrida pelo Palácio do Buriti.

Desde novembro, o DF enfrenta uma crise que levou o governador José Roberto Arruda (ex-DEM) à prisão, fez o vice Paulo Octávio (também ex-DEM) renunciar ao cargo e obrigou a Câmara Legislativa a organizar uma eleição indireta. Arruda teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral por infidelidade partidária.

Há ainda a hipótese, em discussão no Supremo Tribunal Federal, de intervenção federal no governo, comandado interinamente por Wilson Lima (PR), presidente da Câmara.

Em julho de 2008, Agnelo trocou o PC do B pelo PT com a promessa de que seria o candidato ao governo. Como representante do partido comunista, Agnelo chefiou o Ministério do Esporte de 2003 a 2006, quando saiu para disputar o Senado. Perdeu para Roriz.

A prévia de ontem foi antecedida de uma séria de denúncias contra os dois candidatos. Para Agnelo, os ataques de "fogo amigo" contra ele o fizeram sair fortalecido da disputa.

"Todas [as acusações] foram esclarecidas e não serão mais repetidas nas eleições", disse o pré-candidato, acusado de nada ter feito após assistir (antes da polícia) ao vídeo em que Arruda aparece recebendo dinheiro. Pesa contra ele ainda a suspeita de ter invadido uma área pública para aumentar o terreno de sua casa em Brasília.

Um comentário:

Eliseu Cavalcante disse...

Já era mais que esperada a vitória de Agnelo nas prévias, o candidato é mais bem preparado e muito mais simpático. Acredito que conseguirá, com uma boa campanha e boas alianças, derrotar Roriz.