Blog do Paraíso: Atual cenário político é composto por disputa interna petista, chapa da esquerda sem PT, Roriz em campanha e GDF assando pizza

quinta-feira, 4 de março de 2010

Atual cenário político é composto por disputa interna petista, chapa da esquerda sem PT, Roriz em campanha e GDF assando pizza

A eleição prévia para escolher o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Governo do Distrito Federal (GDF) será em 21 de março, mas o primeiro debate acontece neste sábado (6), contrariando a previsão inicial da cúpula do PT-DF de realizar somente um encontro entre os pré-candidatos. Enquanto isso, o ex-governador do DF Joaquim Roriz (PSC) trabalha para fortalecer, mais ainda, sua candidatura; os partidos que se dizem de esquerda se movimentam para construir uma chapa sem o PT – a aliança seria entre PCdoB, PDT, PSB, PRV, PPS, PV e PMDB; e o GDF trabalha para transformar o panetone em pizza sem a intervenção federal. Este é o quadro do atual cenário político do Distrito Federal (DF). (O crédido da foto acima é de Sheyla Leal).

A decisão dos partidos, que se dizem de esquerda, de abandonarem o PT pode estar ligada a disputa entre o deputado federal Geraldo Magela e o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz, pela indicação do partido a vaga de candidato a governador. A disputa, além de adiar a definição da candidatura majoritária, embola as alianças políticas. Se Agnelo for o vencedor da eleição prévia, as alianças serão de um jeito. Se Magela for o escolhido pela militância petista, o deputado federal poderá compor a chapa majoritária de uma maneira totalmente diferente.

Quanto a Joaquim Roriz, a oficialização de sua candidatura a governador está prevista para abril. Antes, porém, Roriz discursa como candidato nos programas gratuitos do PSC, condenando, inclusive, a corrupção que provavelmente teve início em seu governo (veja vídeo abaixo).

Entre as manobras do GDF para transformar o panetone em pizza, estão libertação de José Roberto Arruda (ex-DEM) e as articulações políticas para evitar a intervenção federal. Com Arruda ainda governador, e solto, os deputados distritais dificilmente aprovarão os pedidos de impeachment.

O julgamento do pedido de habeas corpus de Arruda será no final da tarde desta quinta-feira (4), no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Os advogados de defesa do governador presidiário entregaram aos ministros do STF um documento que promete o licenciamento de Arruda até o final das investigações, caso ele seja solto.

Para pressionar o STF a manter a prisão do governador licenciado, o movimento Fora Arruda e Toda a Máfia agendou para as 17h desta quinta-feira (4) um protesto em frente ao Palácio do Buriti, que fica no Eixo Monumental do Pano Piloto de Brasília.

Ainda sem previsão de julgamento pelo STF, a intervenção federal será ruim até para os deputados da oposição, que também ficarão sem mandatos, caso a medida seja tomada. Há, portanto, grande união em torno das articulações contra a intervenção.

Para evitar a intervenção federal, além de dar apoio ao governador interino Wilson Lima, os distritais realizaram encontros com representantes do STF, Senado e Câmara Federal. Wilson Lima, por sua vez, toma medidas paliativas para melhorar a saúde e a educação no DF.

ATUALIZAÇÃO – 17h40: o primeiro debate entre Magela e Agnelo será às 9h, na subsede do Sindicato dos Rodoviários que fica na QNM 02 de Ceilândia Centro. Também no sábado (6) haverá o segundo debate, só que no Recanto das Emas. A discussão entre os petistas será às 15h, no auditório da faculdade Terra, localizada na quadra 203.

2 comentários:

Alex Gomes disse...

Roriz tem que fazer muito mais do que aparecer com a cara de pau dele em horario nobre. Brasilia ta cansada de gente como ele e outros que tem nessa lista. Agnelo é o melhor nome pra 2010.

Antônio disse...

Agnelo é o melhor nome para a derrota em 2010, você quis dizer, certo?

Agnelo está com o rabo preso. Só ele sabe as besteiras que disse no vídeo que Durval Barbosa fez dele.

Com certeza, o vídeo será usado para distruir a candidatura de Agnelo, parasita eterno do PT.

Magela é petista de sangue. Ajudou a fundar o partido e sempre esteve com a militância.

Estamos juntos, Magela. Rumo a vitória.