Blog do Paraíso: Para a imprensa, lançamento de PAC 2 é palanque de Dilma, mas inauguração de trecho inacabado de complexo viário, não

quarta-feira, 31 de março de 2010

Para a imprensa, lançamento de PAC 2 é palanque de Dilma, mas inauguração de trecho inacabado de complexo viário, não

O jornalista Paulo Henrique Amorim foi o responsável por popularizar a sigla PiG, de Partido de Imprensa Golpista. “Em nenhuma democracia séria do mundo jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político — o PiG, Partido da Imprensa Golpista”, é assim que o Paulo Henrique define o termo.

Ao observar o noticiário de terça-feira e desta quarta-feira, é possível perceber que realmente o PiG existe.

Não faltaram notícias negativas contra o lançamento da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2. De acordo com as notícias, o lançamento do PAC 2 não passava de um palanque eleitoral da candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff. As criticas vieram porque, antes mesmo de concluir o PAC 1, o governo estava lançando o PAC 2, com obras a serem executadas nos próximos quatro anos. Até aqui tudo bem, não há nada de anormal na cobertura.

O estranho, e que dá característica de partido à imprensa, é a cobertura da inauguração do trecho sul do Rodoanel da cidade de São Paulo. O governador do estado, José Serra (PSDB), candidato a presidente do Brasil que lidera as pesquisas de intenção de voto, não recebeu sequer uma crítica por inaugurar uma obra inacabada.

O Rodoanel é um complexo viário que deverá ter, no total, 161 quilômetros, divididos em quatros trechos: leste e oeste, sul e norte. Nos últimos oito anos, apenas o trecho oeste existia. Nesta terça-feira, o governador José Serra inaugurou o trecho sul, às pressas! O trecho de 61 quilômetros ainda não está pronto. Será concluído somente na quinta-feira, isso com os operários trabalhando noite e dia. Mesmo assim foi inaugurado. Foi inaugurado antes da hora porque o governador José Serra sairá do cargo nesta quarta-feira para obedecer a legislação e ser candidato à presidência da República. A inauguração antecipada da obra foi, portanto, nada mais, nada menos, que um palanque político. Serra, contudo, não recebeu nenhuma crítica da imprensa. Nenhuma matéria negativa.

“O Partido da Imprensa Golpista, também conhecido como PIG ou PiG, é um termo usado para se referir a jornalistas tidos como adeptos da direita política, que se utilizariam da grande mídia como meio de propagar suas ideias e tentar desestabilizar governos de orientação política diversa”, define a enciclopédia livre Wikipédia.

Não fazer críticas ao palanque político de José Serra é ser “adeptos da direita política”. Criticar o palanque político da candidata do PT é “tentar desestabilizar governos de orientação política diversa”.

Nenhum comentário: