Blog do Paraíso: Fraude em eleição prévia do PT-DF é possibilidade distante

sábado, 20 de março de 2010

Fraude em eleição prévia do PT-DF é possibilidade distante

A eleição prévia do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal (PT-DF), prevista para acontecer neste domingo (21), contará com urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Toda a parte de operacionalização das urnas ficará sob responsabilidade do TRE. Uma eventual fraude, portanto, é uma possibilidade distante. Afinal, está em jogo a credibilidade do Tribunal e da votação eletrônica.

Ainda assim, a desconfiança entre os petista é grande. Os dois pré-candidatos a governador, Agnelo Queiroz e Geraldo Magela, colocarão fiscais nos 20 locais de votação. Uma das trapaças que eles querem evitar é uma das mais comuns em eleição com urna eletrônica. Responsável por liberar a urna com o número do título do eleitor (no caso, o número do Cadastro Nacional de Filiação no PT), o presidente da mesa pode votar mais de uma vez, se ninguém ficar de olho.

Por exemplo, o presidente da mesa pode liberar a urna e, fingindo uma checagem para ver se ela está funcionando bem, pode votar, além do que lhe é permitido. Ele pode repetir isso umas três vezes. Se cada presidente de mesa fizer isso em 20 urnas, um dos candidatos pode ser beneficiado com 60 votos, o suficiente para decidir a eleição. Agnelo e Magela estão numa disputa acirrada e cada voto a mais pode ser crucial.

A eleição prévia do PT acontece das 9h às 17h deste domingo (21). O número do pré-candidato Agnelo é 83. O de Magela, 81. Clique aqui e veja os locais de votação.

2 comentários:

Luiza Brandão disse...

Não vejo hipótese alguma de haver fraudes nas prévias do PT. Mas se fosse pelo lado do Roriz..ali sim exisitiria inúmeras fraudes.

Anônimo disse...

URNA ELETRÔNICA: A FRAUDE ESTÁ SENDO PLANEJADA

Infelizmente estamos vivendo em plena ditadura eleitoral. A população está totalmente desinformada. São eleitos quem os poderosos querem. As pesquisas de opinião fazem parte de um esquema montado: as urnas eletrônicas são totalmente manipuláveis. Ainda temos uma chance: é através do trabalho de concientização e informação aos eleitores que podemos mudar esta situação. veja www.fraudeurnaseletronicas.com.br