Blog do Paraíso: As possibilidades com a vitória ou derrota de Agnelo e Magela na prévia

terça-feira, 9 de março de 2010

As possibilidades com a vitória ou derrota de Agnelo e Magela na prévia

A partir do dia 22 de março os moradores do Distrito Federal saberão quem será o candidato petista ao Governo do Distrito Federal (GDF): o deputado federal Geraldo Magela ou o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz.

Para não dar nenhuma barrigada, não arrisco fazer nenhuma previsão, mas gostaria de fazer comentários sobre as possibilidades.

Se o ex-ministro do Esporte for o vencedor da eleição prévia de 21 de março, o senador Cristovam Buarque (PDT) e o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB) poderão estar na mesma chapa, nas próximas eleições. Cristovam, mesmo sendo crítico do governo Lula e, até agora, não demonstrar apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff a presidente do Brasil, seria o principal candidato a uma das vagas para senador. Confiante na vitória da ampla chapa de esquerda, Rollemberg concorreria à segunda vaga do Senado. O deputado Magela ficaria de fora. Só lhe restaria a reeleição, situação que viveria mesmo sem ir para a disputa interna com Agnelo, pois fora rompido o acordo que lhe garantiria ser o principal candidato ao Senado Federal.

Participando da mesma chapa de Agnelo, o PDT de Cristovam e o PSB de Rollemberg não lançariam nomes para concorrer ao cargo de governador. O maior benefício da vitória de Agnelo, portanto, seria a existência de menos candidatos ao GDF.

Mas se o deputado federal Geraldo Magela for o escolhido da militância petista para ser o candidato a governador, há grande chance de Cristovam ficar de fora da chapa. Pode ser que o deputado federal Rodrigo Rollemberg fique na chapa e continue concorrendo à segunda vaga para senador. A primeira ficaria com Agnelo Queiroz. Seria o prêmio de consolação pela derrota.

Com Magela candidato ao GDF, e Cristovam mais Rollemberg fora de sua chapa, por um lado, seria bom para os petistas, que poderiam ocupar as vagas para senador e, pelo menos, uma vaga para deputado federal, desocupada por Magela. O lado ruim seria a possibilidade de novos candidatos a governador colocados pelos PDT e pelo PSB.

Da eleição prévia do PT, pelo menos, uma coisa é certa. O deputado Magela é um candidato capaz de derrotar o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), assim como Agnelo Queiroz, isso se realmente não for comprometedor o que ele disse nos vídeos gravados por Durval Barbosa.

4 comentários:

Gisele Boeira disse...

Para mim é fato que o PDT e o PSB vai apoiar o PT... Agnelo está há anos luz na frente de Magela... Tenho certeza de que ele vai fazer mais por Brasília do que qualquer outro candidato. Meu voto é dele.

Maria Pereira Rocha disse...

O simples fato de Agnelo ter visto os vídeos de Durval e não ter contado pra PF e nem pro próprio partido já é comprometedor. Meu voto é de Magela!!!

Luiza Brandão disse...

O Apoio do PDT e do PSB com o PT e um tiro certeiro para a vitória de AGNELO! Agnelo é o mais bem estruturado para assumir o GDF.

Cláudio Jacinto disse...

Agnelo seria o melhor nome se não tivesse sido gravado por Durval Barbosa. O vídeo tem mais de 1h de duração. Nós, petistas, não podemos correr o risco de termos a campanha destruída por Durval. Dilma Rousseff ficaria sem palanque em Brasília. É por isso que eu mudei meu voto. Agora sou Magela!!