Já virou lugar comum a afirmação de que a internet terá um papel importante na próxima eleição. Não é à toa que esta afirmação está tão divulgada. Praticamente, todos dos deputados federais e senadores possuem twitter e sites.
A candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, contratou a Blue State Digital, empresa de Bem Self, um dos estrategistas da campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A Blue State Digital atuará como consultora da estratégia on line da candidata a presidente Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil.
O mais importante, contudo, não é somente marcar presença nas redes sociais, blogs e sites. É preciso ter uma estratégia, como fez Barack Obama.
Nesta sexta-feira (26), o jornalista Sam Graham-Felsen, diretor de estratégias e comunicação de blogs da campanha de Barack Obama, deu uma palestra sobre o assunto no Instituto de Educação Superior de Brasília.
Sam explicou os três “M” da campanha de Barack Obama: mensagem (message), dinheiro (money) e mobilização (mobilization).
De acordo com o jornalista, a mensagem usada na campanha de Barack Obama tinha duas características: originalidade e estava voltada individualmente para cada eleitor (um exemplo são os vídeos, sem a presença de Obama, com depoimentos de pessoas anônimas).
O dinheiro? Bom. Com a estratégia usada na internet, a campanha de Obama arrecadou a bagatela de 500 milhões de dólares. Eles fizeram isso, segundo Sam, sem dizer metas, apenas informando a quantidade de pessoas que estavam contribuindo.
Por fim, a mobilização foi outro benefício da campanha pela internet. Os estrategistas usaram as redes sociais para atrair pessoas que já tinham admiração por Barack Obama. Eles pediam a estas pessoas para visitar outras e trazê-las para a campanha.
O resultado foi a eleição de Obama. Será que esta estratégia daria certo no Brasil? Talvez não a mesmíssima estratégia, afinal, este país possui suas próprias características. Nesta eleição, contudo, será possível avaliar o rumo que a campanha pela internet pode tomar.
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