Blog do Paraíso: Lula lamenta ausência de empresários na Confecom

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Lula lamenta ausência de empresários na Confecom



O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da abertura da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), ocasião em que lamentou a ausência de representantes de algumas grandes empresas de comunicação do país. “Não será enfiando a cabeça na areia, como avestruzes, que se resolverá o problema”, discursou.

Em agosto, a Associação Brasileira de Empresas de Rádio e TV (Abert) liderou a saída de seis das oitos entidades empresariais que participavam da Comissão Organizadora da Confecom. Além da Abert, abandonaram as discussões a Associação Brasileira de TV por Assinatura (Abta), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet).

Ainda assim, a Confecom, aberta nesta segunda-feira (14), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, prosseguirá até o dia 17 (veja abaixo a programação). A sociedade civil terá 40% dos delegados e os empresários, também. O poder público ficará com as demais vagas. Participam da discussão, além do poder público, a Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM), Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec), Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert), Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes) e Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

Convocada pelo governo do presidente Lula, em 16 de abril, com a publicação de decreto, a I Conferência Nacional de Comunicação terá como tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”. As propostas coletadas nas etapas regionais da Confecom, e em Conferências Livres, estão divididas em três eixos temáticos – Produção de Conteúdo; Meios de Distribuição; e Cidadania Direitos e Deveres.

Ao termino das discussões, será elaborado um documento que poderá virar lei e políticas públicas para a área de comunicação.

Confira a programação:


Dia 14 de dezembro de 2009
9h - Abertura do credenciamento
17h – Plenária de votação do regimento interno da etapa nacional
19h – Abertura solene e homenagem a Daniel Herz

Dia 15 de dezembro de 2009

9h às 11h – Credenciamento de suplentes
9h – Painel internacional
10h30 – Painéis simultâneos por Eixo-Temático
12h – Intervalo para almoço
14h – Grupos de Trabalho (turno I)
19h - Jantar

Dia 16 de dezembro de 2009
9h – Grupos de Trabalho (turno II)
12h – Intervalo para almoço
14h30 – Plenária final (turno I)
19h - Jantar

Dia 17 de dezembro de 2009
9h – Plenária final (turno II)
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Plenária final (turno III)
16h - Encerramento

Nenhum comentário: