Blog do Paraíso: Roriz pode estar na frente, mas não tem a mesma força de antes

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Roriz pode estar na frente, mas não tem a mesma força de antes


A primeira pesquisa Datafolha realizada depois do escândalo do mensalão do DEM revelou que o ex-senador Joaquim Roriz (PSC) venceria a eleição para governador com 44% a 48% dos votos, mas não quer dizer que Roriz é o favorito e, muito menos, imbatível. É preciso levar em consideração a força política do ex-governador. No partido que está, e com os aliados que tem, o político que renunciou ao mandato de senador para não ser cassado em 2007 teria nas próximas eleições, aproximadamente, um minuto de tempo na televisão, o suficiente para dizer seu nome e que é candidato.

No Brasil, qualquer estrategista político sabe, a televisão ainda é a principal ferramenta na campanha para senador, governador ou presidente.

A televisão atinge todas as camadas da sociedade, principalmente, a mais pobre. A maioria dos eleitores de Roriz são moradores da periferia do Distrito Federal (DF), como Santa Maria, Recanto das Emas, Samambaia e Ceilândia. São, na verdade, pessoas que foram beneficiadas com lotes doados pelo Governo do Distrito Federal (GDF), na época que Roriz estava no poder.

A maioria das doações dos lotes aconteceu no segundo mandato de Roriz, entre 1991 e 1995. Em 2010, completará 15 anos que a mesma política de doação de lotes não acontece. O tempo foi suficiente para muitos moradores venderem seu imóvel e surgir novos eleitores, a geração que hoje têm mais de 16 anos, idade que a justiça eleitoral permite o eleitor votar.

Os jovens serão um público a ser conquistado por meio do programa político de TV, o que será bem difícil em um minuto. E mesmo se tivesse tempo, Roriz não tem discurso para o público jovem. O ex-governador gosta muito de falar em doações de leite, pão e mais lotes.

O tempo de TV de Roriz também não será suficiente para ele se defender dos ataques de seus adversários, que podem divulgar a provável participação do ex-governador no esquema de corrupção, segundo as investigações, chefiado pelo atual governador José Roberto Arruda (ex-DEM).

Roriz, portanto, não possui a mesma força de antes. Seus eleitores, em gratidão ao lote ganhado, podem até lhe dar um bom resultado nas eleições para governador, levando a disputa para o segundo turno, mas não será o suficiente para vencer.

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma análise que fala mais do que o comentarista gostaria que acontecesse. Roriz é o favorito sim! e o tempo de televisão de 1:30mais ou menosm, é mais do que suficiente. Afinal a maioria dos comerciais de tv tem em média 30 segundos. A linguagem é que muda.