Blog do Paraíso: A semana será marcada por mais protestos contra a corrupção no DF

domingo, 6 de dezembro de 2009

A semana será marcada por mais protestos contra a corrupção no DF

A indignação e a vergonha por causa do grande esquema de corrupção, envolvendo membros dos três poderes do Distrito Federal (DF), não podem ficar apenas no discurso. É preciso ir às ruas e exigir a punição de todos os envolvidos. Convido, portanto, todos os meus leitores a participar de um grande protesto em frente ao Palácio do Buriti, que fica no Eixo Monumental do Plano Piloto (Brasília). A manifestação acontecerá às 10h desta quarta-feira, 9 de dezembro.

Quem está à frente deste ato é o “Movimento Contra a Corrupção”, composto por representantes de várias instituições da sociedade. Desde quarta-feira (2) passada, o Movimento realiza protestos pela cidade. O primeiro foi na Câmara Legislativa, onde foi criado o movimento “Fora Arruda e Toda Máfia!”, que resiste até hoje, acampado no prédio da Casa do Povo para pressionar o andamento dos trabalhos, senão o panetone vira pizza.

Também na semana passada, mais precisamente na sexta-feira (4), o “Movimento Contra a Corrupção” realizou um ato de desagravo aos trabalhadores da Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal (Codeplan). Em 2007, a Companhia foi ameaçada de ser fechada pelo governador José Roberto Arruda (DEM), que alegou ineficiência da Codeplan. No início do mandato de Arruda, Durval Barbosa, autor das denúncias sobre o grande esquema de corrupção, deixou o cargo de presidente da Companhia para ocupar a recém criada Assessoria Especial da Governadoria do Distrito Federal. Na época, 551 servidores da Codeplan correram o risco de ficarem desempregados.

Neste sábado (5) e domingo (6), o “Movimento Contra a Corrupção” distribuiu panfletos nas feiras livres do Guará, Sobradinho, Planaltina, Samambaia, Taguatinga, Gama, Ceilandia, Torre de TV, Parque da Cidade e Estrutural. Houve a coleta de assinaturas para o pedido de afastamento imediato do governador Arruda e do seu vice Paulo Otávio (DEM).

Além do protesto de quarta-feira (9), o Movimento fará no próximo sábado (12) uma carreata. O percurso ainda não foi definido, mas a concentração será no estádio Mané Garrincha, às 9h.

Na próxima semana, está prevista ainda a entrega de mais um pedido de impeachment do governador e de seu vice. A seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no DF preferiu esperar o apoio formal da OAB nacional, isso porque a entidade protocolaria o documento na sexta-feira (4). Agora, a previsão é da OAB-DF entregar o pedido nesta segunda-feira (7).

Nenhum comentário: