Blog do Paraíso: Ser contra o plebiscito da eleição presidencial é reconhecer, antecipadamente, a derrota do PSDB

domingo, 27 de dezembro de 2009

Ser contra o plebiscito da eleição presidencial é reconhecer, antecipadamente, a derrota do PSDB


Os brasileiros irão às urnas, em 2010, para demonstrar, por meio do voto, se os oitos anos em que o PSDB ficou na presidência da República foram melhores que os últimos oitos anos, onde o Brasil foi governado por um político do PT. A próxima eleição presidencial, na verdade, será um plebiscito, se o plano do atual governo der certo. A estratégia é boa e justa, afinal, os principais candidatos a presidente do Brasil são do PSDB e do PT. Nada mais justo do que perguntar aos brasileiros qual foi a melhor gestão, em igual período de tempo.

Se o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), o governador de São Paulo, José Serra, candidato do partido a presidente do Brasil, e os demais tucanos estão certos de que fizeram um bom governo, e que são capazes de fazer outro melhor ainda, não há porque temer. Pelo contrário, a comparação com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será uma oportunidade para mostrar aos brasileiros que FHC foi melhor. A não ser que, realmente, os oitos anos de governo do PSDB foram uma lástima, que não podem sequer ser comparados com a gestão petista.

Os políticos do PT estão convencidos de que o governo do presidente Lula foi bem melhor que o governo de FHC. E com razão. Com exceção do Plano Real, que contou com a colaboração de vários intelectuais, qual é o legado do governo FHC? Nenhum. Se por um lado as privatizações melhoram um pouco o serviço, por exemplo, de telecomunicação, por outro, custa muito caro para os brasileiros, que hoje pagam quase 100 reais apenas para ter um telefone em casa, sem tirá-lo do gancho.

As eleições de 2010 deveriam ser encaradas pelos tucanos como uma oportunidade de me convencer, e de convencer também os brasileiros que têm a mesma opinião, que estamos errados; que as privatizações foram boas. Será uma oportunidade do PSDB dizer para onde foi o dinheiro da venda das estatais. Em que foi investida a grana que o país tomou emprestada do Fundo Monetário Internacional (FMI)?

A única razão para o PSDB criticar e fugir do plebiscito proposto pelo PT é o reconhecimento de que os oitos anos do governo de FHC foram bem ruins. Muito ruins. Mais tão ruins. Tão ruins a ponto do partido não querer lembrar como foi o último governo tucano.

Nenhum comentário: