Blog do Paraíso: DEM comete grave erro ao adiar a expulsão de Arruda

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

DEM comete grave erro ao adiar a expulsão de Arruda

DEM e Arruda terão os próximos 10 dias mais longos que já viram. A previsão é de muitos protestos na Capital, sem contar os novos vídeos que podem vir à tona.

O Democratas (DEM) cometeu um grande erro ao deixar para o dia 10 de dezembro a decisão de expulsar do partido o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Os próximos 10 dias serão os mais longos do governador e do partido. O tempo será suficiente para desgastar, mais ainda, a imagem do DEM diante o seu eleitorado, o que prejudicará as pretensões dos demos para a eleição presidencial de 2010.

Até 10 de dezembro, a indignação da sociedade poderá aumentar com o surgimento de novas imagens sobre o esquema de arrecadação de propina, compra de deputados distritais e caixa dois na campanha de 2006. Até 10 de dezembro, a agenda de acontecimentos está bastante cheia.

A começar por esta quarta-feira, 2 de dezembro. Criado na segunda-feira (30), durante reunião com políticos e militantes do PT, PSB, PCdoB, PSOL, CUT, e demais entidades sindicais, o "Movimento Contra a Corrupção" realizará, às 14, na Câmara Legislativa, um ato para entregar um documento que pedirá a punição de todos os envolvidos no esquema de corrupção, o que inclui o impeachment do governador Arruda, e de seu vice, Paulo Octávio.

Na quinta-feira, 3 de dezembro, está prevista a formalização do pedido de impedimento da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF), com o apoio da OAB Nacional.

Na sexta-feira, 4 de dezembro, a OAB-DF poderá entregar na Câmara Legislativa o pedido de impeachment. Há a possibilidade da entrega acontecer com manifestação.

No sábado, 5 de dezembro, representantes do PHS estão organizando, em Planaltina, uma “Carreata contra Corrupção”. A manifestação será às 15h, em frente à feira da cidade.

Para a semana seguinte, está previsto um grande ato unificado de todos os movimentos fora Arruda. O protesto acontecerá às 10h de quarta-feira, 9 de dezembro, em frente ao Palácio do Buriti.

Enfim, até 10 de dezembro, haverá muito assunto para ser noticiado pelos meios de comunicação, tanto os tradicionais, quanto os sites e blogs. E o público que mais acompanha, e entende as notícias, é a classe média. É justamente a classe média o maior eleitorado do Democratas.

Desde 2005, quando ainda se chamava Partido da Frente Liberal (PFL), o DEM começou a ganhar a simpatia da classe média com as duras críticas contra o mensalão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Antes de se tornar o principal protagonista do fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o partido trocou de nome para passar a impressão de modernidade, imagem que, em 2007, começou a associar com a do governador Arruda, político jovem, para a classe, e que “inovou a gestão da máquina pública” – veja vídeo acima.

No fim de 2007, ganhou de vez a simpatia das classes média, e alta, por derrubar a CPMF, imposto que afetava mais o bolso desses contribuintes do que das classes baixas.

O partido cogitava até emplacar o nome de José Roberto Arruda, como vice, na chapa do provável candidato do PSDB à presidência da República, o governador de São Paulo, José Serra.

Mas, agora, com a decisão de adiar a expulsão de Arruda do DEM, o partido joga na lama a imagem que construiu perante seu eleitorado nos últimos anos. Talvez seja uma estratégia para salvar o Democratas de eventuais denúncias de corrupção, que poderiam vir do governador do DF, conforme ameaça feita na reunião de segunda-feira, quando Arruda disse que radicalizará se houver radicalização por parte da cúpula demo.

O fato é que o DEM não fez como seu aliado, o PSDB, que, acertadamente, para não macular a campanha de Serra, determinou o afastamento de todos os integrantes do partido do governo do Distrito Federal.

Parece até que a prioridade do DEM não é o retorno à presidência do Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a matéria!

José Roberto Paraíso disse...

Muito obrigado!
São leitores (as) como você que me fazem ter ânimo para escrever para este blog.
Abs!