Blog do Paraíso: Diferenças e semelhanças entre os mensalões petista e domo

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Diferenças e semelhanças entre os mensalões petista e domo

Enquanto, até hoje, não há prova concreta do mensalão do PT, o mensalão do DEM é o escândalo mais bem documentado da história

O mensalão do PT e o mensalão do DEM, se colocados lado a lado, revelarão características bem distintas e algumas semelhanças.

Os dois escândalos de corrupção vieram à tona por meio de denúncias de um homem bomba, com problemas na justiça.

No mensalão do PT, o deputado cassado e presidente do PTB, Roberto Jefferson, deu uma entrevista exclusiva para a Folha de S. Paulo, em junho de 2005, e revelou o pagamento de mesada de 30 mil reais a parlamentares da base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Jefferson teria feito a denúncia, após ser acusado de envolvimento num esquema de corrupção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

No mensalão do DEM, o ex-secretário de Relações Institucionais do Governo do Distrito Federal (GDF) Durval Barbosa, em 16 de setembro de 2009, fez no Ministério Público do DF a primeira denúncia do grande esquema de arrecadação de propina e compra de apoio político de deputados distritais. A lista de processos que Durval responde na justiça é capaz de alcanças metros. Para aliviar um pouco a barra, Durval teria revelado o mensalão do DEM em troca da delação premiada, um benefício da justiça para quem colabora em investigações.

Os dois mensalões possuem uma imagem símbolo. No caso do PT, o vídeo com Maurício Marinho, o ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios, recebendo propina (veja acima). A imagem do governador licenciado do DF José Roberto Arruda (ex-DEM) recebendo um maço de 50 mil reais representa o escândalo do mensalão do DEM (veja abaixo). A grande diferença é que Maurício Marinho não ocupava um cargo tão relevante como Arruda.

O mensalão do PT veio à tona num ano pré-eleitoral. O mensalão do DEM, também. Interesses políticos de adversários podem estar por trás das denúncias.

Os políticos democratas insistem em dizem que a grande diferença entre o mensalão demo e o mensalão petista é a punição dos principais envolvidos no esquema. Para eles, o PT foi conivente com os mensaleiros.

Além das declarações de Roberto Jefferson e de outros envolvidos, até hoje não há nenhuma prova concreta do pagamento de mesada a políticos da base aliada do presidente Lula. Nenhum parlamentar petista ou governista foi gravado abarrotando bolsas, cuecas ou meias com dinheiro sujo. Isto é um fato.

O escândalo do mensalão do DEM, pelo contrário, é o escândalo mais bem documentado da história. Possui planilhas com valores de pagamentos e os nomes dos deputados. Há áudios e imagens, além de dinheiro marcado pela Polícia Federal.

Há mais semelhanças e diferenças entre os dois esquemas de corrupção. Os mensalões do PT e do DEM tiveram repercussão nacional e internacional. Ambos constituem crimes graves e revelam a necessidade de uma reforma política séria.

Nenhum comentário: