Blog do Paraíso: Magela anuncia se enfrentará ou não as eleições prévias do PT-DF

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Magela anuncia se enfrentará ou não as eleições prévias do PT-DF

O deputado federal Geraldo Magela (PT-DF) marcou para esta segunda-feira (22) uma entrevista coletiva para anunciar sua posição em relação às eleições de 2010. Magela deverá dizer se é pré-candidato ao Senado Federal ou ao Governo do Distrito Federal (GDF). Os rumores são de que o deputado confirme a intenção de disputar, em eleições prévias com o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz, a candidatura ao GDF. O anúncio será às 14h30, na sede da Liderança do PT na Câmara dos Deputados.

A intenção do deputado Magela de ir para o embate político com Agnelo Queiroz está evidente numa carta assinada por Dirsomar Chaves, coordenador Regional do Movimento PT, e por Hélio José da Silva Lima, coordenador Regional da Base Petista e Socialista – ambos são grupos internos do Partido dos Trabalhadores.

De acordo com o documento, o ex-presidente do PT-DF Chico Vigilante e o pré-candidato ao GDF Agnelo Queiroz, ao contrário do que se lê na imprensa, foram os primeiros a descumprir o acordo firmado em 2009, durante as eleições internas do partido. Em troca da retirada da candidatura de Dirsomar Chaves da disputa pela presidência do PT-DF para apoiar o então candidato Roberto Policarpo, segundo o acordo, Magela seria o principal candidato a senador e conduziria a composição da chapa, assim como a candidatura ao GDF seria conduzida por Agnelo.

“Mas, infelizmente, o que se viu a partir da eleição da nova direção é que uma parte importante do acordo estava sendo descumprida: Magela foi excluído de todo o processo de interlocução com os demais partidos, ficando impedido de defender a parte do acordo sobre a composição da chapa majoritária”, revela o documento.

A carta prossegue com a informação de que a imprensa “tratou fartamente” das negociações políticas conduzidas apenas por Chico Vigilante e Agnelo Queiroz, sem a participação do deputado Magela, o que prejudicou o acordo. “Desta forma, ficou absolutamente claro que o acordo estava sendo descumprido e que, de nossa parte, não haveria nenhuma razão para a sua manutenção”, o texto explica.

A carta termina com uma informação muito relevante: o interesse que Dirsomar e Hélio José tinham em manter o acordo, mesmo que não tenham sido apresentadas, no momento de sua concretização, “todas as informações sobre o processo político local, especialmente no caso das fitas de Durval Barbosa”.

De acordo com informações veiculadas nos meios de comunicação, Agnelo Queiroz teria assistido aos vídeos de políticos recebendo dinheiro sujo de propina, isso bem antes do ex-secretário de Relações Institucionais do GDF Durval Barbosa entregar os CDs para o Ministério Público. Durval e os vídeos são os grandes responsáveis pela atual crise política do Distrito Federal.

Nenhum comentário: