Blog do Paraíso: Sim à intervenção federal no DF!!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Sim à intervenção federal no DF!!

A intervenção federal pedida pela Procuradoria-Geral da República será julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após o termino da ressaca de carnaval. Os brasileiros e os moradores do Distrito Federal (DF) serão os grandes vencedores caso o STF defira a ação. A intervenção federal será o mesmo que arrancar, pela raiz, todos os tentáculos do governador licenciada do Distrito Federal e presidiário José Roberto Arruda (eterno ex-DEM).

Presidiário desde quinta-feira (11), Arruda é influente em todos os três poderes do DF. O inquérito 650, que deu origem a operação Caixa de Pandora, envolve pelo menos oito deputados distritais, além de citar nomes do poder judiciário do Distrito Federal, dentre eles, o procurador-geral Leonardo Bandarra. Obedecer a ordem sucessória estabelecida pela lei orgânica do DF beneficiaria Arruda.

Após a renúncia (o mais provável) ou impeachment de Arruda e de seu vice Paulo Otávio (DEM), assumiria o governo do DF (GDF) o recém empossado presidente da Câmara Legislativa Wilson Lima (PR), que é aliado do governador licenciado que está preso na superintendência da Polícia Federal (PF). Wilson Lima, portanto, seria um representante de Arruda no GDF.

O próximo na linha sucessória, depois de Wilson Lima, seria o vice-presidente da Câmara Legislativa Cabo Patrício (PT). Mas há rumores de que a posse de Patrício poderia ser inconstitucional, já que somente a lei orgânica do DF, diferentemente de outros estados, inclui um vice-presidente da Câmara na linha sucessória.

Se Cabo Patrício não assumir o GDF, o próximo na linha de sucessão será o atual presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), Nívio Geraldo Gonçalves. Devido à forte influência de Arruda no Judiciário local, desconfio a isenção do desembargador. O presidente do TJDFT é citado no inquérito 650. De acordo com depoimento de Durval Barbosa, o ex-chefe da Casa Civil José Geraldo Maciel teria lhe procurado para dizer que tinha ficado sabendo que o Supremo Tribunal de Justiça havia determinado à PF que investigasse cerca de 30 pessoas, dentre elas, o presidente do TJDFT, Arruda e Paulo Otávio.

Até chegar a vez do presidente do Tribunal de Justiça do DF assumir o GDF, se é que isso acontecerá, muito tempo terá passado. Wilson Lima – aliado de Arruda – será o governador do DF por um bom tempo, senão até o final deste ano.

A intervenção federal, portanto, seria o veneno para acabar de uma vez por todas com os tentáculos de José Roberto Arruda.

Nenhum comentário: