Blog do Paraíso: Racha interno do PT marca posse de Roberto Policarpo

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Racha interno do PT marca posse de Roberto Policarpo

A expectativa de vitória na eleição para governador é muito grande dentro do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal (PT-DF), o que acirrou mais ainda a disputa interna entre o deputado federal Geraldo Magela e o ex-presidente do PT-DF Chico Vigilante. Quem compareceu a posse do novo presidente regional do partido, Roberto Policarpo, presenciou de perto o racha.

Com mais de uma hora de atraso, o evento de posse do novo presidente do PT-DF foi realizado nesta terça-feira (9) no teatro Dulcina de Moraes, que ficou lotado de simpatizantes das pré-candidaturas ao GDF do deputado Magela e do recém-filiado Agnelo Queiroz, nome avalizado por Chico Vigilante.

A grande expectativa de vitória na eleição para governador surgiu no PT-DF depois que o ex-secretário de Relações Institucionais do GDF Durval Barbosa revelou o que muita gente já desconfiava. Em 16 de setembro de 2009, o mesmo dia em que o ex-governador Joaquim Roriz saiu do PMDB, Durval Barbosa prestou ao Ministério Publico do Distrito Federal e Território (MPDFT) o primeiro depoimento a respeito do grande esquema corrupto de arrecadação de propina chefiado, segundo a Polícia Federal, pelo governador José Roberto Arruda (ex-DEM). Foi naquela ocasião que Durval entregou mais de trinta vídeos, dentre eles, o que Arruda aparece recebendo um maço de 50 mil reais.

Paulo Tadeu põe a mão no fogo por Agnelo (cuidado para não se queimar!)

Agnelo Queiroz teria assistido aos vídeos, antes de Durval Barbosa entregá-los ao MPDFT, e não fez nada. Não procurou nenhuma autoridade para fazer a denuncia. Para o novo líder do PT na Câmara Legislativa, o deputado distrital Paulo Tadeu, Agnelo agiu corretamente e pode ter encorajado Durval a fazer a denuncia. Mas, na verdade, pode ter acontecido o contrário. Durval é quem teria encorajado Agnelo a manter sua candidatura ao GDF. Em 9 de maio de 2009, durante um debate entre o recém-filiado e Magela, no Gama, Queiroz anunciou que iria retirar seu nome da disputa, o que não aconteceu.

“Só não assisti, porque não fui convidado”

Ainda assim, o líder do PT na Câmara Legislativa vê com bons olhos o fato de Agnelo ter assistido antes aos vídeos de Durval. “Só não assisti, porque não fui convidado”, afirmou Paulo Tadeu durante o discurso que proferiu na posse do novo presidente do PT-DF. O deputado distrital, contudo, não fez nenhuma referência a informação de que o pré-candidato ao GDF Agnelo Queiroz também teria sido gravado por Durval Barbosa.

Contando ovos antes de sair da galinha...

Paulo Tadeu discursou depois de Chico Vigilante, Magela e Agnelo. Ele fez, portanto, uma avaliação. “O que assisti hoje me parece que alguns companheiros estão de salto alto achando que já ganharam a eleição”, disse. De acordo com o deputado distrital, a vitória para governador do DF não será com a disputa de nomes, mas de projetos. Paulo Tadeu defendeu o cumprimento do acordo celebrado entre Chico Vigilante e Magela no ano passado.

O acordo entre Magela e Chico Vigilante

O acerto foi feito dias antes das eleições internas do PT, o tal Processo de Eleições Diretas (PED), e bem antes das denuncias reveladoras de Durval Barbosa. Em troca de ser o principal candidato do PT ao Senado Federal, Magela retirou a candidatura de Dirsomar Chaves da disputa para presidente regional do partido e apoiou o então candidato Roberto Policarpo que venceu com 75% dos votos.

Acordo questionável: Cristovam ou Magela para o Senado?

O problema é que o PT não apoiará apenas Magela para disputar uma das duas vagas do Senado Federal. O partido pretende endossar a reeleição do senador Cristovam Buarque (PDT). A propósito, o político que foi demitido por telefone quando era ministro da Educação não compareceu à posse do novo presidente do PT-DF, mas enviou uma carta. Por causa das vaias da platéia, a mensagem de Cristovam não foi lida. Muitos petistas consideram o ex-ministro da Educação um traidor por ter deixado o PT depois que foi eleito senador.

Magela manifesta desejo de prévias

Os argumentos usados por Magela para o não cumprimento do acordo são o fato dele não ter tornado público sua decisão de ser pré-candidato a senador e a nova conjuntura política. “Temos que colocar o projeto maior acima dos projetos individuais. Este partido não tem dono, nem coronel”, Magela sentenciou. Em seu discurso, o deputado federal deixou claro sua intenção de levar a disputa com Agnelo para as prévias. “O nome [do candidato] certamente a militância escolherá no momento certo”, disse. Por diversas vezes, enquanto Magela falava, a platéia se manifestou a favor e contra. “Ado, ado, ado, Magela pro senado”, bradava a maioria.

Agnelo discursa como candidato

Agnelo Queiroz falou logo em seguida, mas não deu uma resposta para Magela. Agnelo discursou como candidato e recebeu aplausos do ex-presidente do PT-DF, que ficou em pé no momento.

Recados a Policarpo

Agnelo e Magela deram recados para o novo presidente do PT-DF. O deputado federal disse que espera imparcialidade. Já Agnleo acha que Policarpo tem que ser representativo.

Resposta

Roberto respondeu a Magela que espera o cumprimento do acordo acertado no ano passado, mas destacou que, se o embate for às prévias, ele fará um processo limpo e transparente.

CUT-DF apoia Agnelo

Além de Paulo Tadeu e Roberto Policarpo, a presidente regional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Regiane Pitanga, também manifestou apoio a pré-candidatura de Agnelo Queiroz ao GDF. Para isso, ela leu o manifesto “Em defesa de Brasília e de um governo democrático e popular”.

PSB, PDT e PC do B não escolhem

Os presidentes regionais do PSB, PDT e PC do B também compareceram ao evento, mas nenhum deixou claro sua opção. Eles apenas pediram unidade e manifestaram o desejo de participarem da chapa do PT, nas eleições de 3 de outubro de 2010.

Reguffe para vice

O deputado federal Rodrigo Rollemberg e o deputado distrital José Antônio Reguffe também marcaram presença na posse de Roberto Policarpo. O novo presidente petista disse que sentará com os parlamentares para acertar um acordo que levasse a unidade de seus partidos com o PT. Mas Reguffe me adiantou que estava presente na solenidade com a expectativa de ser candidato a vice-governador na chapa petista.

Nenhum comentário: