Blog do Paraíso: Quem estará no governo no aniversário de 50 anos de Brasília?

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Quem estará no governo no aniversário de 50 anos de Brasília?

Deputados distritais são culpados pela atual conjuntura

Brasília completará 50 anos no próximo 21 de abril e, atualmente, seus moradores não sabem ao certo quem estará governando o Distrito Federal (DF). Poderá ser o governador licenciado José Roberto Arruda (ex-DEM), o governador interino Wilson Lima (PR), o presidente do Tribunal de Justiça do DF, Nívio Geraldo Gonçalves, ou um interventor federal.

Há 13 dias preso na superintendência da Polícia Federal, o governador licenciado José Roberto Arruda poderá ficar livre amanhã (25), caso o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aceite o pedido de habeas corpus, negado pelo ministro Marco Aurélio Melo. Livre, o governador poderá reassumir o cargo. Livre, ele enfrentará processos de impeachment. O impedimento é uma realidade porque o deputado distrital Chico Leite (PT) é o relator dos processos e manifestou sua intenção de aceitar os pedidos de impeachment.

Com Arruda impedido, reassumiria em seu lugar o presidente da Câmara Legislativa, pois o DF já não possui vice-governador (conforme os posts abaixo). O deputado distrital Wilson Lima seria novamente o chefe do executivo, mas por pouco tempo. Se quiser concorrer à reeleição, o parlamentar deverá deixar o cargo no início de Abril.

Assumiria, em seu lugar, o presidente do TJDF, Nívio Geraldo Gonçalves. Ele já informou que sua primeira atitude seria convocar eleições para escolher um novo governador.

Mas, bem antes de Nívio assumir, o DF pode sofrer uma intervenção federal. Os deputados distritais estão morrendo de medo e querem, a todo custo, evitar que um interventor assuma o GDF. Eles sabem que poderão encerrar seus mandatos antes do previsto, se houver a intervenção.

Se hoje o DF se encontra na atual conjuntura, a culpa é da própria Câmara Legislativa. Com nove parlamentares – estou contando com Pedro do Ovo, que assume uma vaga com a ida de Wilson Lima para o GDF – envolvidos no esquema de corrupção investigado pelo inquérito 650 do Supremo Tribunal de Justiça, a Câmara Distrital, acostumada com a impunidade, fez pouco caso da crise. Há três meses, ela poderia ter feito tudo, e muito mais, que está fazendo sob ameaça da intervenção federal.

A Câmara Legislativa não tomou providências no início da crise porque a maioria dos deputados distritais tem o rabo preso. Eles pensaram que enrolando, esperando o natal, as festas de fim de ano e o carnaval passarem, a sociedade esqueceria e aceitaria o grande mar de lama que sufoca hoje a política local.

Eles se enganaram.

Nenhum comentário: