Blog do Paraíso: PT-DF escolherá seu candidato a governador em eleições prévias

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

PT-DF escolherá seu candidato a governador em eleições prévias

O deputado federal Geraldo Magela (PT-DF) anunciou que colocará seu nome como pré-candidato a governador do Distrito Federal (DF) nas eleições de outubro deste ano. O Partido dos Trabalhadores do DF já possui um pré-candidato ao GDF, o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz. Com o anúncio do deputado Magela, o PT-DF será obrigado a fazer uma eleição prévia para escolher quem, de fato, será o candidato a governador do DF. De acordo com o estatuto do partido, a disputa será dia 21 de março (foto: Tony Winston).

O anuncio do deputado Magela foi feito em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (22), numa sala da liderança do PT na Câmara Federal. Na ocasião, Magela falou sobre vários assuntos, dentre eles, o favoritismo de seu arquirrival Joaquim Domingos Roriz. “A crise não começou com Arruda, mas com Roriz. E, hoje, a principal ameaça que o DF sofre é a volta de Roriz. É sair a criatura [no caso, Arruda] e voltar o criador [Roriz]”, sentenciou o deputado petista.

De acordo com Magela, o esquema de corrupção, revelado pelo ex-secretário de Relações Institucionais do GDF Durval Barbosa, começou no governo de Joaquim Roriz.

Para derrotar Roriz, Magela pretende fazer uma ampla aliança com vários partidos e seguimentos da sociedade, que deixará, de um lado, os corruptos, e de outro, os éticos. Mas antes disso o deputado primeiro terá que ser escolhido, pelos petistas, candidato ao GDF, o que não será fácil.

O ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz faz campanha entre os petistas pela sua pré-candidatura desde junho de 2009. Além de seu padrinho, o ex-presidente do PT-DF Chico Vigilante, Agnelo tem apoio dos quatro deputados distritais do partido e do presidente do PT-DF, Roberto Policarpo.

Como uma colcha de retalhos de diversos tamanhos, o Partido dos Trabalhadores possui várias tendências internas. A maior de todas, tanto em âmbito nacional, quanto local, é a Construindo um Novo Brasil (CNB). Agnelo também tem ao seu lado a CNB.

A seu favor, Magela terá a própria tendência, a Movimento PT, e a Base Petista e Socialista, do militante Hélio José da Silva Lima, que compareceu a entrevista coletiva. No âmbito nacional, a Movimento PT fica entre a terceira e a quarta maior tendência. No DF, não se sabe ao certo seu verdadeiro tamanho – sua maior liderança é o próprio Magela. Já a Base Petista e Socialista é tão pequena que só existe em âmbito local.

Ainda assim, o deputado Magela se sente confiante.

Até a eleição prévia, falta, aproximadamente, um mês. Um mês a mais na pré-campanha do ex-governador Roriz. Um mês a mais no longo período em que não houve a definição do candidato do PT-DF.

Nenhum comentário: