Blog do Paraíso: Foco nas crises internas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Foco nas crises internas

PT decide manter em seus quadros dirigente da legenda acusado de pedofilia. Já o DEM analisa hoje os rumos do partido, após Alberto Fraga desembarcar da campanha e abrir fogo contra Joaquim Roriz

Ana Maria Campos
(texto publicado no Correio Braziliense)

As duas principais chapas ao Governo do Distrito Federal tentaram resolver suas crises. No grupo do ex-governador Joaquim Roriz (PSC), o problema é a guerra aberta com o candidato ao Senado pelo DEM, Alberto Fraga, que pode provocar desgastes principalmente no horário eleitoral. Na coligação de Agnelo Queiroz (PT), a preocupação está relacionada à denúncia de pedofilia que envolve o secretário de Assuntos Institucionais e Políticos do PT, Hélio José da Silva Lima, líder da corrente Base Petista e Socialista. Com cerca de 15% dos votos nos convencionais da legenda, ele tem influência interna para provocar estragos nas campanhas do PT e principalmente do deputado Rodrigo Rollemberg (PSB), autor da denúncia, que concorre ao Senado.

Após um dia de muitos debates e duas longas reuniões, a executiva regional do PT manteve Hélio José no cargo de direção e nos quadros do partido. Pelo estatuto da legenda, são necessários dois terços dos votos para afastar cautelarmente um dirigente. Dos 17 integrantes da executiva, 11 votaram a favor da suspensão. Cinco foram favoráveis à permanência de Hélio José — houve uma ausência. Os votos a favor de Hélio são de representantes do deputado distrital Chico Leite, do deputado federal Geraldo Magela e do próprio ao secretário de Assuntos Institucionais — que inclusive participou da votação. Para que ele fosse afastado, eram necessários 12 votos.

O caso foi encaminhado à Comissão de Ética do partido. “Conseguimos maioria, mas não obtivemos quorum para afastar”, afirmou o presidente regional do PT-DF, Roberto Policarpo. Mesmo assim, hoje a direção do PT deve ingressar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com um pedido de destituição do suplente da chapa encabeçada por Rodrigo Rollemberg, com base no fato de ter obtido maioria simples na votação de ontem.

Preocupado com o reflexo da permanência de Hélio José na chapa de Rollemberg e na direção do PT, Policarpo vai submeter a decisão à executiva nacional do PT. “Acredito que a direção do partido vai tomar uma medida rápida”, aposta o deputado distrital Paulo Tadeu. O ex-presidente do PT Chico Vigilante reclamou da postura do partido. “Isso é uma vergonha. Como essas pessoas ainda podem defender a ética na política?”, questionou.

Nenhum comentário: