Blog do Paraíso: A virada de Dilma sobre Serra

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A virada de Dilma sobre Serra

A candidata do PT a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, aparece em primeiro lugar nas principais pesquisas. Em uma delas, Dilma tem porcentagem de votos suficiente para vencer a eleição presidencial já no primeiro turno. Quem diria? Dilma eleita no primeiro turno!? Ninguém contava com essa virada. O candidato tucano José Serra achava que venceria Dilma sem nenhuma dificuldade. Até os próprios petistas não acreditavam que ela poderia ser eleita. Os que acreditavam na vitória de Dilma trabalhavam com uma disputa acirrada que seria decidida com muita dificuldade no segundo turno.

A virada de Dilma Rousseff sobre José Serra é resultado de vários fatores. O principal é o fato da candidata pertencer ao governo do presidente Lula, informação amplamente divulgada – o que é mais do que correto. Só do brasileiro saber que Dilma é a candidata de Lula e, portanto, dará continuidade ao seu governo, já é suficiente para ele votar nela (“Lula tá com ela, eu também tô”).

Outro fator decisivo para a subida de Dilma é o seu principal concorrente, José Serra. Ele é muito ruim. Não tem nenhum carisma. E não adianta esconder. Todo mundo sabe que Serra é do mesmo partido de Fernando Henrique Cardoso (FHC), o homem que colocou o país de joelhos para o Fundo Monetário Internacional (FMI). Todo mundo sabe que o governo de FHC foi tão ruim, mais tão ruim, que é preciso esconder que Serra é parceiro de FHC. Mas não adianta! O povo não é bobo. As pesquisas estão aí para provar: todo mundo sabe que Serra é igual, senão pior, a FHC.

O governo Lula e o candidato Serra contribuíram para a virada da candidata petista, mas, convenhamos, Dilma também é responsável por sua subida nas pesquisas. Quem lembra da ministra de Minas e Energia? Era uma mulher totalmente diferente da Dilma que conhecemos hoje. A candidata petista está mais simpática, sorridente e bonita. Prova de que ela também está se esforçando.

Nenhum comentário: