Blog do Paraíso: Manifesto de Roriz ao povo de Brasília

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Manifesto de Roriz ao povo de Brasília

Minha ficha é limpa e minha consciência mais limpa do que a consciência dos que me acusam sem provas; e até mesmo do que a de alguns juízes que me julgaram apenas com base em sofismas, muito mais apegados às luzes dos holofotes do que ao espírito das leis. Para isso valeu tudo: rasgaram a Constituição; jogou-se no lixo os princípios gerais do Direito; construíram interpretações, e, no meu caso particular, ignoraram que nunca foi aberto contra mim qualquer processo com base “quebra de decoro parlamentar” e jamais sofri condenação transitada em julgado em qualquer esfera do judiciário.

Do que me acusam? Nunca avancei sobre o patrimônio público, nunca sujei minha mão na lama onde chafurdam os corruptos que infelicitam Brasília e o Brasil. Meu patrimônio, graças a Deus, tem a marca da honradez de uma família que há mais de século nesta região fez do trabalho honesto seu meio de vida. Os artigos “ermos e gerais” que hoje hospedam o centro dos três poderes eram fazendas de meus pais e avós, onde, menino ainda, com os mais velhos, saía para o campeio, dormindo ao relento, comendo frugalmente, como todos os sertanejos de então, enfrentando as intempéries da natureza hostil, demorando às vezes mais que semana para a volta ao lar. Talvez, venham dessas raízes, esse apego e amor intenso por Brasília e nosso povo que me enche a alma e os sentidos, me tornando escravo do desejo de resgatá-la do caos em que se encontra, preparando-a para o futuro dos próximos 50 anos, com melhora radical na qualidade de vida de nossa gente, principalmente dos mais humildes, que sempre se constituíram na razão maior da minha vida pública.

Os elitistas chegam ao absurdo de dizerem que enchi Brasília de favelas, quando, na verdade, fiz aqui reforma urbana, erradicando favelas e dando dignidade, endereço e cidadania a centenas de milhares de famílias. De toda a imensidão de obra que construí, algumas gigantescas como a Ponte JK, o metrô e a Usina Hidrelétrica de Corumbá, a reforma urbana é a que mais me gratifica e envaidece.

Não posso mais ser candidato. Mas a eleição correrá em meu nome e o povo de Brasília me honrará, elegendo Governadora minha amada esposa, companheira de meio século, Dona Weslian Roriz, competente, honrada, humana e digna. Estarei com ela a cada minuto, da mesma forma que ela sempre esteve comigo, e foi a grande responsável pela alta dose de humanismo dos quatro períodos de governo que chefiei.

Peço ao povo que nos dê também maioria nas Câmaras Distrital e Federal, além de consagrar a eleição dos dois Senadores: Maria Abadia e Fraga. A vitória contra meus adversários me lavará a alma das injustiças que sofri, e fará com que eu não tenha que repetir o grito de revolta do grande humanista Camus: “O pior dos tormentos humanos é ser julgado sem lei.”

Brasília, setembro de 2010.

Joaquim Roriz

3 comentários:

Unknown disse...

Prezados, não posso deixar de fazer um comentário sobre o assunto. Sem dúvida, o Roriz demonstra um poder de “manipulação” política jamais visto em Brasília. Ele é sem sombra de dúvida a pessoa que mais entende de política no DF e precisa ser respeitado. Não sou Rorizista e nunca votei nele, mas tenho que me render ao seu poder de articulação e reconhecer que ninguém “mexe as peças desse tabuleiro” que chamamos de política, como ele o faz. Com uma monora jamais imaginada por seus adversários ou inimigos políticos, ele derrubou por terra o “cepultamento da sua vida pública”, quando muitos “aguardavam em velório”. Sem falar nos Ministros do Supremo, que também foram pegos “de calças curtas”, pela falta de entendimento sobre a Legislação, com todo respeito que essas autoridades merecem e, que agora, perderam a oportunidade de deixar claro para sociedade se a Ficha Limpa deve ou não ser respeitada nessas eleições.
Digo mais, o Roriz, nesse poder de articulação conseguiu alimentar, na minha opinião, o poder feminino nas urnas, já que as mulheres são em maioria e podem eleger sozinhas o Chefe do Executivo no Distrito Federal. Pensem bem, duas mulheres disputam a Presidência da República e no Centro do Poder Brasíleiro a possibilidade de uma outra mulher ocupar a cadeira de chefe do Executivo?!?! É claro, que nós mulheres temos esse desejo, que agora se apresenta com grandes chances de realizar. Pode ter certeza, milhares de nós apostarão nisso. Por isso, acho que Roriz conseguiu ainda, movimentar uma “onda feminina” e pode conseguir mudar as pesquisas em muito pouco tempo.
Assim, ratifico que Roriz é o maior político(não estou entrando no mérito valores, moral…, mas capacidade de articulação e manora política) da história dos 50 anos de Brasília e deixa história nesse aniversário.

Alfredo Bessow disse...

Em relação ao julgamento do STF e as consequências de mais uma fuga de Roriz - ele e Arruda estão empatados em termos de renúncias - gostaria de dizer que a opção de Roriz não é nada 'inovadora'. O Jornal Passe Livre 442, que circulou com data de 20 a 24 de julho, já dizia que o Plano B de Roriz era Weslian. Confira lá: (http://passelivreonline.wordpress.com/2010/07/20/passe-livre-edicao-442/)

Anônimo disse...

De *J da Luz
A pergunta que se faz é a que preço e interesse leva pessoas aparentemente sóbrias à insanas perseguições contra Roriz. De certo, como resposta, a insensatez humana de que os meios justificam os fins, ou ainda em razão do desígno intrínseco nessas pessoas mascidas para fazer o mal não interessa a quem. ...Que despertem os sonolentos dos estigmas do bem e do mal, pois do contrário não haverá luz no fim do túnel, nem mão amiga de ninguém.