Blog do Paraíso: Rollemberg desiste de cassar registro de Hélio José

domingo, 19 de setembro de 2010

Rollemberg desiste de cassar registro de Hélio José

O candidato a senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) terá que andar de mãos dadas com o seu candidato a primeiro suplente Hélio José nesta reta final da eleição. Prevendo uma nova derrota por 7 a 0, só que desta vez no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os advogados de Rollemberg desistiram de recorrer das decisões unânimes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) que mantiveram o registro da candidatura de primeiro suplente de senador de Hélio José.

Com a desistência, Hélio José se firmar definitivamente como candidato a primeiro suplente de senador na chapa de Rollemberg. E não há nada que o PT-DF possa fazer. O registro de Hélio José está garantido pela justiça eleitoral.

Rodrigo Rollemberg passou a tentar cassar o registro da candidatura de primeiro suplente de senador de Hélio José depois que recebeu uma denúncia da sobrinha do petista, coincidentemente revelada justamente no período eleitoral e pouquíssimos dias antas do julgamento do registro da candidatura da chapa de Rollemberg. Hélio, segundo a denúncia, teria, 10 anos atrás, abusado sexualmente de sua sobrinha, hoje com 23 anos.

Antes mesmo de qualquer apuração ou apresentação de provas, Rollemberg desejava a expulsão do petista do partido e, consequentemente, a troca de suplente. O diretório regional do PT-DF bem que tentou, mas os adversários de Hélio não tiveram maioria absoluta. A expulsão não aconteceu e o caso foi encaminhado para a comissão de ética.

Por conta da pressão sofrida, Hélio José chegou a apresentar uma carta de desfiliação, mas voltou atrás e desistiu. Ainda assim, Rollemberg entrou com um recurso no TRE-DF para cassar o registro dele. Perdeu por unanimidade. O Tribunal considerou a desistência de Hélio de deixar o partido. Os advogados do socialista recorreram e perderam de novo.

O processo foi para o TSE e lá foi arquivado com a desistência dos advogados de Rollemberg.

Nenhum comentário: