Blog do Paraíso: Agnelo dá pista de quais serão os novos secretários

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Agnelo dá pista de quais serão os novos secretários

O novo governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT-DF) pretende anunciar até o dia 20 de dezembro quais serão os novos secretários do seu governo, mas já é possível arriscar alguns nomes, com base em uma pista que o recém eleito deu numa das entrevistas que concedeu após a eleição. Agnelo disse que um dos critérios para colocar um deputado numa secretária será a competência.

A deputada distrital eleita Arlete Sampaio (PT-DF) poderá, portanto, ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Social. Entre 2007 e 2010, Arlete ocupou importantes cargos no Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Até janeiro de 2008, ela foi Secretária Adjunta do MDS. Depois, assumiu a secretaria executiva do Ministério.

De acordo com o critério da competência, o secretário da Transparência seria o deputado distrital mais bem votado nessas eleições. Por causa da experiência acumulada no Ministério Público do DF, Chico Leite (PT-DF) ocuparia a Secretaria da Transparência, cuja criação foi proposta por ele mesmo.

Ainda de acordo com o critério da competência, o deputado distrital eleito Joe Valle (PSB-DF), aliado do senador eleito Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), seria o secretário de Agricultura ou de Ciência e Tecnologia. Durante 2 anos Joe foi colaborador da Emater-DF e até março de 2010 foi secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O secretário de Habitação, segundo o mesmo critério da competência, seria um aliado do deputado federal reeleito Geraldo Magela (PT-DF). Durante o governo de Cristovam Buarque, hoje senador reeleito pelo PDT-DF, Magela chegou a ocupar o cargo por alguns meses. O homem de confiança de Magela com mais currículo para ocupar a Secretária de Habitação seria o segundo suplente de deputado distrital eleito Dirsomar Chaves (PT-DF), responsável pelo início e andamento da regularização de Vicente Pires.

A Secretaria de Educação seria ocupada por uma indicação do professor Cristovam Buarque, senador que fez importantes leis na área, como a que criou o piso federal do salário dos professores. O Secretário de Educação pode ser ainda o professor Israel Batista, deputado distrital eleito pelo PDT.

O Secretário de Obras seria o vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB-DF), já que tem experiência no cargo, ocupado por ele durante o governo de Joaquim Roriz, entre 1999 e 2003.

O Secretário de Saúde não é nenhum mistério. Antes de ser eleito, Agnelo disse que ocuparia a pasta no início de seu governo.

O candidato a governador derrotado no primeiro turno Eduardo Brandão, por ser do Partido Verde, se encaixaria muito bem na Secretaria do Meio Ambiente.

Faltam ainda, pelo menos, 13 secretarias. Quais seriam os nomes dos competentes para ocupá-las?

Nenhum comentário: