Blog do Paraíso: Recursos destinados à compra de medicamentos teriam sido gastos com passagens aéreas e hospedagens

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Recursos destinados à compra de medicamentos teriam sido gastos com passagens aéreas e hospedagens

Auditoria revela que gestor do Hospital de Santa Maria gastou sem comprovar

Adriana Bernardes
(texto publicado no site do Correio Braziliense)

Uma auditoria feita pelo Ministério da Saúde na prestação de contas da Organização Social Real Sociedade Espanhola Beneficência aponta indícios de mau uso do dinheiro público. Há suspeitas de que recursos destinados à compra de medicamentos e equipamentos para o Hospital Regional de Santa Maria tenham sido gastos com passagens aéreas e hospedagens em hotéis de luxo em Brasília, Salvador e São Paulo sem que sequer fosse apresentada a devida comprovação dos gastos.

A movimentação financeira da organização social pode indicar ainda que parte do dinheiro pago pelo GDF era aplicado, quase integralmente, no mercado financeiro em contas da Real Sociedade no Nordeste. Mas, pelo contrato, apenas o dinheiro não usado no referido mês poderia ter essa destinação e desde que os rendimentos fossem revertidos em investimentos no hospital.

De janeiro de 2009 até agosto deste ano, a Secretaria de Saúde repassou R$ 140,1 milhões para a Real Sociedade gerir a unidade de saúde. Nem tudo o que foi pago, no entanto, teve a devida prestação de contas. As suspeitas de ilegalidade na execução do contrato levaram o Governo do DF a decretar uma intervenção na unidade de saúde esta semana, que será comandada pelo médico Cláudio Bernardo Pedrosa de Freitas.

Nenhum comentário: