Blog do Paraíso: Regra desigual imposta pelo PMDB

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Regra desigual imposta pelo PMDB

A negociação pelo comando da Câmara Federal e do Senado está acontecendo de maneira desigual entre o PT e o PMDB. O partido do vice-presidente Michel Temer está impondo regras distintas para a definição dos presidentes das duas casas.

A regra a ser usada para definir a presidência da Câmara não é a mesma que será posta em prática no Senado.

Enquanto na Câmara o PT e o PMDB se revezarão na presidência, no Senado apenas os peemedebistas querem ficar no comando da casa.

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) argumenta que o PMDB tem a maior bancada do Senado e, conforme estabelece o regimento da casa, a presidência deve ser ocupada pelo partido com maior representatividade durante toda a legislatura. Os peemedebistas elegeram 19 senadores, mas a segunda maior bancada é do PT, que tem 13 senadores eleitos.

Se essa mesma regra fosse usada na Câmara Federal, o PT teria o direito de comandar a casa durante os próximos quatro anos, pois, com 88 deputados eleitos, os petistas têm a maior bancada. O PMDB tem 79 parlamentares eleitos.

Com a previsão de ter 202 deputados federais, o PMDB articula um grande bloco para acabar com a desvantagem na Câmara. Nada, contudo, impede o PT de fazer o mesmo no Senado.

Nenhum comentário: