Blog do Paraíso: Distritais analisarão pedidos de convocação de protagonistas do escândalo do Segundo Tempo

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Distritais analisarão pedidos de convocação de protagonistas do escândalo do Segundo Tempo

Três dos principais personagens do escândalo que envolvem supostos desvios de dinheiro do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, estão na mira da Câmara Legislativa. A presidente da Comissão de Assuntos Sociais, deputada Liliane Roriz (PSD), protocolou na manhã desta terça-feira (8) requerimentos de convocação dos secretários de Governo do Distrito Federal, deputado federal Paulo Tadeu, o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, e ainda o policial militar João Dias, delator do suposto esquema de corrupção. Outros pedidos de convocação de nomes mencionados nas reportagens sobre o Segundo Tempo também deverão ser analisados.

Em entrevista à revista VEJA, o policial militar João Dias Ferreira revela detalhes de como funciona a engrenagem que, calcula-se, pode ter desviado mais de 40 milhões de reais nos últimos oito anos. Dias é um dos militantes do PCdoB presos no ano passado após investigações que deram origem à operação Shaolin, da Polícia Civil do DF. O recurso deveria ser usado para comprar material esportivo e alimentar crianças carentes, mas, de acordo com a denúncia, acabou servindo para campanhas eleitorais de candidatos ligados ao PCdoB e do PT.

“A investigação vai além e coloca os dois secretários mais fortes do atual governo sob suspeição de envolvimento nos supostos desvios de recursos”, afirmou a autora do requerimento, Liliane Roriz. Segundo ela, a convocação de Paulo Tadeu é por ter ligações com ONGs beneficiadas pelo programa, que beneficiaria comunidades carentes do DF. Já a de Rafael Barbosa, por ter assinado despachos supostamente irregulares para beneficiar entidades que receberam recursos do Segundo Tempo.

Sobre a declaração do líder do bloco PT-PRB, deputado Chico Vigilante (PT), de que participantes dos governos de Joaquim Roriz (PSC) e José Roberto Arruda (sem partido) “não poderiam falar do PT”, a deputada Liliane Roriz dispara: “Sou filha de Roriz, mas eu nunca participei de nenhum desses governos. Aliás, não era eu que entrava pela porta dos fundos da Residência Oficial de Águas Claras para pedir favorzinhos aos ex-governadores”, disparou ela sobre o distrital.

Protocolados na Câmara Legislativa, os requerimentos serão analisados pelos integrantes da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na próxima quarta-feira (9), às 10h da manhã. Segundo a presidente da CAS, a convocação dos servidores públicos se justifica pelo fato dos recursos supostamente desviados seriam destinados para programas sociais que beneficiariam comunidades carentes do Distrito Federal.

Nenhum comentário: