Blog do Paraíso: O aniversário de dois anos da impunidade

domingo, 27 de novembro de 2011

O aniversário de dois anos da impunidade

A Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal completa neste domingo, 27 de novembro, dois anos. Simbolicamente, é o aniversário da impunidade. Com exceção dos promotores de justiça Leonardo Bandarra e Débora Guerner, até agora nenhum dos principais envolvidos no escândalo de corrupção foi punido. Depois de dois anos após a abertura da Caixa de Pandora, muita gente continua rindo à toa, livre e rico.

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito da Codeplan (ou CPI da Corrupção) pediu o indiciamento de 22 pessoas, dentre elas, os ex-governadores Joaquim Domingos Roriz (PSC) e José Roberto Arruda (ex-DEM), além do ex-vice-governador Paulo Otávio (também ex-DEM). Não há, contudo, nenhuma denúncia contra esses nomes.

Das duas, uma: ou a demora é proposital e tem por objetivo deixar os envolvidos impunes; ou a justiça está coletando o máximo possível de provas, o que seria possível em menos de dois. Até porque a própria Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal foi bem feita e conseguiu revelar o mais bem documentado escândalo de corrupção do Brasil, senão do mundo.

Se a impunidade prevalecer no caso da Caixa de Pandora, será um ótimo precedente para os gatunos que assaltaram, assaltam ou desejam assaltar o cofre do Governo do Distrito Federal. Nada acontece mesmo, pensarão, por isso vou meter a mão.

A propósito, o atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), responde, na mesma corte que está o processo da Caixa de Pandora, a dois processos por suposta participação num esquema de corrupção montado no Ministério do Esporte.

É bem provável que os processos contra Agnelo andarão com a mesma velocidade, ou até mais devagar, que o processo da Caixa de Pandora. Se depois de dois anos o Supremo Tribunal de Justiça não concluiu o processo contra Arruda, imagine quanto tempo vai demorar para concluir os processos contra Agnelo, que está no poder, governando o Distrito Federal? Quem sabe daqui a três ou quatro anos, depois das eleições de 2014.

3 comentários:

Elionor disse...

Depois de todo esse tempo e ainda não há uma denuncia formal contra Arruda, porque não o deixam em paz.. ele mesmo em pouco tempo fez o melhor governo que o DF já teve.... ele tem mais é que voltar pro governo do DF!
VOLTA ARRUDA!!!

Elionor disse...

Depois de todo esse tempo e ainda não há uma denuncia formal contra Arruda, porque não o deixam em paz.. ele mesmo em pouco tempo fez o melhor governo que o DF já teve.... ele tem mais é que voltar pro governo do DF!
VOLTA ARRUDA!!!

José Roberto Paraíso disse...

Passado. Presente. Futuro. Arruda e Roriz são o passado. O presente (Agnelo) não está atendendo as expectativas. Acho que o DF precisa de um novo nome - o futuro.