Blog do Paraíso: Distritais apresentam projetos para mudar nomes de ruas, praças e pontes

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Distritais apresentam projetos para mudar nomes de ruas, praças e pontes

Sob a justificativa de prestar homenagens a figuras ilustres da cidade e do Brasil, distritais apresentam projetos que modificam os logradouros. Especialistas classificam de provinciana a intenção e afirmam que Brasília foi projetada para seguir orientação por siglas e números

Lilian Tahan
(texto publicado no site do Correio Braziliense)

Pegue a ponte Maria Cláudia Del’Isola, passe pelo Setor Radialista Meira Filho e siga no Eixo José Aparecido de Oliveira até alcançar a Torre Digital Jornalista Roberto Marinho. Tem alguma ideia desse itinerário? Se os distritais aprovarem os projetos que tramitam na Câmara Legislativa mudando a denominação de praças, ruas, avenidas e pontes, Brasília pode deixar de ser a capital das siglas e dos números para se aproximar de outras cidades brasileiras em que endereço tem nome e sobrenome.

Há, pelo menos, 21 propostas de deputados para alterar a nomenclatura de endereços públicos. Projetos que demonstram o interesse dos parlamentares em rebatizar de postos de polícia comunitária a viadutos. Em um dos casos, o deputado Cristiano Araújo (PTB), ainda em seu primeiro mandato, sugeriu que o Eixo Monumental passe a se chamar José Aparecido de Oliveira, sob a justificativa de prestar uma homenagem póstuma ao ex-governador conhecido como Zé dos Amigos “pela sua história, pelo seu amor ao Brasil” e “tendo em vista ter sido por meio de sua iniciativa que Brasília, em 1987, tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade”.

Nenhum comentário: