Blog do Paraíso: Governistas blindam convocação de secretários e de delator do esquema

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Governistas blindam convocação de secretários e de delator do esquema

Com reforço de principais aliados de Agnelo, deputados ligados ao Buriti barram convocação de Paulo Tadeu (Governo), Rafael Barbosa (Saúde) e do PM João Dias na Comissão de Assuntos Sociais

A base de Agnelo Queiroz na Câmara Legislativa do Distrito Federal rejeitou na manhã desta quarta-feira (9) os requerimentos de convocação dos secretários de Governo, Paulo Tadeu, e de Saúde, Rafael Barbosa, além do soldado da PM, João Dias, delator do suposto esquema de desvios de recursos do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. A proposta foi protocolada na Comissão de Assuntos Sociais pela presidente, deputada Liliane Roriz (PSD).

De acordo com os pedidos, os secretários e o PM prestariam informações sobre o possível envolvimento no escândalo que envolve verbas do Segundo Tempo, que seriam destinadas a programas sociais de comunidades do Distrito Federal. “É muito estranho o governo não ser o primeiro a querer esclarecer essas denúncias que estão sendo divulgadas pela mídia. Sou da seguinte teoria: quem não deve não teme. E está nítido que o governo temeu”, afirmou a autora dos requerimentos.

Integrante da oposição ao GDF, Liliane descartou o possível uso político dos depoimentos na Comissão de Assuntos Sociais. “Não é uma questão de eu ser oposição ao governador Agnelo. Neste momento, sou da base aliada do povo e represento a vontade do que ouço nas ruas. Ao contrário do que demonstra ser quem tenta empurrar para baixo do tapete um escândalo como esse”, desabafou a distrital.

Blindagem
A votação ganhou reforço de fortes aliados do governador Agnelo Queiroz (PT). Os deputados Wasny de Roure (PT), líder do Governo na Casa, e ainda o deputado Chico Vigilante (PT), líder do Bloco PT-PRB, trabalharam ativamente pela rejeição dos requerimentos. “Não podemos permitir que a mídia exponha de forma negativa pessoas ligadas ao GDF”, justificou Vigilante. Já para o deputado Wasny, a comissão não é o foro adequado para esse tipo de depoimento. “Que procurem o Ministério Público e a Polícia Federal, como fez a deputada Celina Leão”, sugeriu o líder governista.

Após a discussão, os requerimentos receberam voto favorável apenas da autora, deputada Liliane Roriz. Já os deputados governistas Evandro Garla (PRB), Luzia de Paula (PPS) e Benício Tavares (PMDB) seguiram a orientação governista e votaram contra as três convocações. Apenas o deputado Washington Mesquita (PSD), apesar de a assessoria ter confirmado a presença, não participou da votação.

Saiba quem é quem e como votou cada distrital

QUEM VOTOU A FAVOR

Liliane Roriz (PSD) – É autora dos requerimentos e preside a Comissão de Assuntos Sociais. Está no primeiro mandato e integra a oposição ao governo Agnelo.


QUEM VOTOU CONTRA

Benício Tavares (PMDB) – O mais antigo deputado distrital e possui mandato desde a criação da Câmara Legislativa. Atualmente aliado de Agnelo, é conhecido pelo poder de articulação nos bastidores da Câmara Legislativa. Oficialmente, foi a primeira reunião que participou na Comissão.

Evandro Garla (PRB) – Foi eleito com os votos da Igreja Universal do Reino de Deus. Aliado do governo, integra o Bloco do Partido dos Trabalhadores na Câmara Legislativa.

Luzia de Paula (PPS) – Suplente de deputado distrital, está na Câmara Legislativa pelo fato do titular da vaga, deputado Alírio Neto (PPS), ter assumido a Secretaria de Justiça do governo Agnelo Queiroz. É vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais.


AUSÊNCIA

Washington Mesquita (PSD) – Apesar de ser partidário e do bloco oposicionista da Casa, tem declarado ser independente em relação ao governo Agnelo. Chegou até a fazer oposição ao Buriti, mas mudou o discurso após ter indicado o atual titular da Administração de Taguatinga.

Nenhum comentário: