Blog do Paraíso: Começa especulação sobre possível troca de Weslian Roriz por Alberto Fraga

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Começa especulação sobre possível troca de Weslian Roriz por Alberto Fraga

A hipótese teria surgido a partir de sondagem feita pelo governador em um telefonema ao democrata

Lilian Tahan
(texto publicado no site do Correio Braziliense)

10h59 de domingo, duas semanas antes do segundo turno das eleições. Toca o telefone de Alberto Fraga (DEM), o ex-braço direito de José Roberto Arruda que tentou voo solo no primeiro turno, não obteve o apoio do partido, enquadrou-se, disputou e perdeu vaga para o Senado na chapa de Roriz. "Oi, Fraga, é o Rogério (Rosso), tudo bom", cumprimentou o governador, aquele que está no cargo desde abril, eleito indiretamente, que também tentou se candidatar ao governo, levou um chega pra lá do PMDB e juntou-se a Roriz. "Tudo bem, o que você manda?", perguntou Fraga. "É só uma sondagem, por enquanto. Mas o que você me diria de substituir dona Weslian na campanha?", disse Rosso.

E o que era "apenas uma sondagem" vazou e mobilizou as duas campanhas em torno do que, ao longo do dia, evoluiu para a especulação. Seria possível, nesta altura do campeonato, a substituição de candidatos? Sem ter certeza sobre o convite e a viabilidade legal da troca, Fraga se colocou a postos: "Sou um soldado da coligação, faço de um tudo para evitar que a corja do PT ganhe essa eleição. Topo ser o candidato desde que o convite seja formal".

Até o fechamento da edição desta segunda-feira (18/10) do Correio, nada de oficializações.

3 comentários:

Anônimo disse...

TSE nega possibilidade de substituição de candidaturas
Sobre a especulação da substituição de candidatos (Weslian Roriz por Alberto Fraga) na disputa ao GDF, a Constituição Federal é clara.

Veja o que diz o parágrafo 4º do artigo 77:

- Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também já tratou do tema em consulta e não admitiu substituição entre o primeiro e o segundo turnos. Consulta 1.204/2006, sob a relatoria do ministro Cezar Peluso, hoje presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Veja o que diz:

22.236 - CONSULTA Nº 1.204 – CLASSE 5ª – DISTRITO FEDERAL (Brasília).

Relator: Ministro Cezar Peluso.
Consulente: Carlos Nader, deputado federal.

Ementa: CONSULTA. CANDIDATOS A GOVERNADOR E VICE VINCULADOS A PARTIDOS POLÍTICOS DISTINTOS. COLIGAÇÃO. MORTE DO TITULAR. SUCESSÃO. HIPÓTESES POSSÍVEIS. RESPOSTAS CORRESPONDENTES.

Se a sucessão ocorrer entre o primeiro e o segundo turnos da eleição, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação; se, na hipótese dos parágrafos anteriores, remanescer, em segundo lugar, mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso (art. 28 c.c. o art. 77, §§ 4º e 5º, da Constituição Federal);

http://www.dzai.com.br/anamariacampos/blog/blogdaanamariacampos?tv_pos_id=69058

Anônimo disse...

10:13:25

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga nesta semana o pedido de Agnelo Queiroz (PT) para assumir o Senado Federal no lugar de Gim Argello (PTB). Segundo fonte do site do Lívio, o PT já se articula para que a deputada federal eleita Érika Kokay (PT) seja a candidata do PT ao GDF no lugar de Agnelo. Ainda segundo a fonte, o TSE vai tirar o mandato de Gim. E a articulação não para por aí: Gim assumiria uma cargo no Governo Federal para deixar a vaga para o PT.


Caso Agnelo não assumisse a vaga então, o suplente do petista na disputa, Messias de Souza, ficaria com a vaga. Contudo, Messias é do PCdoB, o que não agrada ao Partido dos Trabalhadores. Érika seria, segundo a fonte, mulher como Weslian Roriz (PSC) e partiria para os últimos 15 dias de campanha de igual para igual, ou seja, uma concorrência entre mulheres – o que fortaleceria, inclusive, a campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência.

Entenda o caso:

Agnelo sempre quis ser senador. Tanto que entrou na Justiça para tentar tirar o cargo de Joaquim Roriz que ficou para Gim Argello (PTB). O processo ainda corre no TSE e se o mandato de Gim for cassado, Agnelo, que disputou o Senado em 2006, ganha a cadeira. Contudo, Agnelo concorre ao GDF. Se virar governador, quem leva o mandato é seu suplente, Messias de Souza (PCdoB).

Paulo disse...

EU acho que quando foi decidido que a Weslian substituiria o Roriz foi uma coisa nao-pensada! Eles estao desesperados!!!