Blog do Paraíso: Serra apresenta propostas que contradizem o PSDB e FHC

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Serra apresenta propostas que contradizem o PSDB e FHC

O Blog do Paraíso comparou as propostas concretas dos programas de televisão dos candidatos a presidente do Brasil, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Os programas foram exibidos em rede nacional na noite dessa quinta-feira, 14 de outubro. Na comparação, não foram consideradas propostas vagas e indiretas.

O candidato tucano José Serra apresentou em seu programa de televisão 10 propostas concretas. Dilma, 8. Quatro propostas de Serra, contudo, contradizem o que pregam o seu partido, o PSDB, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC). Já as propostas da candidata petista estão ligadas a continuidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – aprovado por 80% dos brasileiros.

Serra informou no programa que vai aumentar o salário mínimo para 600 reais, dar aumento para os aposentados, aplicar mais recursos no Bolsa Família e colocar dois professores na primeira série. As propostas se referem ao aumento de gastos de recursos públicos. É de conhecimento de todos que os políticos ligados ao PSDB são contra o aumento de gasto da receita do Estado com programas assistencialistas e, principalmente, com a contratação de mais funcionários públicos. Eles chamam isso de “inchaço da máquina pública”.

Para quem não se lembra, Fernando Henrique Cardoso uma vez chamou os aposentados de vagabundos. É difícil acreditar que Serra, ex-ministro de FHC, valorizará os aposentados e cumprirá sua proposta.

Quanto às propostas de Dilma, chama a atenção a que se refere ao Pré-Sal. A candidata petista confirma o que prevê a lei criada pelo governo do presidente Lula: irá investir o dinheiro arrecadado com o Pré-Sal em educação, saúde, cultura, meio ambiente, ciência e tecnologia e combate a pobreza.

Se concretizada, a proposta traz uma boa perspectiva de futuro para o país. O Brasil não estará trilhando o mesmo caminho de grandes produtores de petróleo, que deixaram o desenvolvimento de lado, não investiram em outra fonte de renda e sobrevivem apenas com os recursos arrecadados com a produção de petróleo. Os países que seguiram esse caminho têm uma indústria local fraca e muita pobreza.

Veja a seguir os programas de TV de Serra e Dilma e as listas de propostas consideradas concretas pelo Blog:

Propostas concretas de Serra:


1. Programa Mãe Brasileira
2. Salário Mínio de 600 reais
3. Aumento aos aposentados
4. Aplicar mais recursos no Bolsa Família, em casa, financiamento, crédito
5. Novo porto de Manaus
6. Ampliação e modernização dos portos de Salvador (Bahia), Vitória (Espírito Santo), Itaqui (Maranhão), Suape (Pernambuco), Cabedelo (Paraíba)
7. Duplicação e melhorai das estradas: Manaus-Porto Velho, Cuiabá-Santarém, BR-06 e Goiás, BR-470 e Santa Catarina, BR-381 de Minas Gerais (de Belo Horizonte a Governador Valadares) e BR-040, de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro.
8. Novos aeroportos: Goiânia, Cuiabá e Porto Seguro
9. Ampliação de aeroportos: Afonso Pena (Paraná), Galeão (Rio de Janeiro), Guarulhos (São Paulo), Confins (Belo Horizonte).
10. Dois professores na primeira série.

Propostas concretas de Dilma:


1. Investir o dinheiro arrecadado com o Pré-Sal em educação, saúde, cultura, meio ambiente, ciência e tecnologia e combate a pobreza
2. Expandir a indústria naval (mais navios, mais plataformas e mais sondas)
3. Acabar com a miséria
4. 6 mil creches e pré-escolas
5. Fazer 500 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento 24 horas) e melhorar sistema de saúde
6. Distribuição gratuita de remédios para hipertensão e diabetes na rede “Aqui Tem Farmácia Popular”.
7. Criar escolas técnicas em cidades com mais de 50 mil habitantes ou em cidades pólo
8. Construir mais 2 milhões de moradias populares

Um comentário:

Anônimo disse...

Os tempos são outros, ou o mundo não gira? Lula, hoje mais popular que os farós egípicios, está prestes a cair no esquecimento, afinal os tempos mudam, a bem de todos.