Blog do Paraíso: Justiça Eleitoral do DF investiga uso da máquina para beneficiar Weslian

sábado, 23 de outubro de 2010

Justiça Eleitoral do DF investiga uso da máquina para beneficiar Weslian

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA
(texto publicado na Folha de S. Paulo)

A Justiça Eleitoral investiga o uso da máquina pública no GDF (Governo do Distrito Federal) para beneficiar a candidatura de Weslian Roriz (PSC) ao governo local.

O TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral) encontrou indícios da distribuição de santinhos da candidata em um dos postos onde são entregues pão e leite para a população de baixa renda --no programa "Nosso Pão, Nosso Leite".

O desembargador Mário Machado, do TRE, determinou a retirada do material de campanha do local onde houve a distribuição dos santinhos. Relator da ação, ele tomou como base vídeos e fotos encaminhadas à Justiça Eleitoral pela coligação do adversário de Weslian, Agnelo Queiroz (PT).

"As referidas fotografias e o vídeo documentam a existência, no local, da propaganda denunciada, bem como a entrega de material impresso de propaganda da candidata Weslian juntamente com a distribuição gratuita do pão e leite", diz Machado.

O governador do DF, Rogério Rosso (PMDB), declarou apoio a Weslian Roriz à revelia de seu partido, que integra a coligação de Agnelo.

Além de santinhos de Weslian, também foram encontrados no local material de campanha de sua filha Jaqueline Roriz (PMN) - que foi eleita deputada federal.

O local de distribuição do pão e leite, a Chácara Menino Jesus, também teria sido decorada com imagens de Weslian, Jaqueline e Jofran Frejat (PR) --que disputa o vice-governo do DF na chapa da candidata.

Com base nas imagens, Agnelo pediu ao TRE a cassação do registro de Weslian e do diploma de Jaqueline Roriz. O tribunal investiga desvio ou abuso do poder econômico ou de autoridade em benefício de candidato ou partido político, com base na lei eleitoral.

Nenhum comentário: