Blog do Paraíso: Pela 1ª vez no 2º turno, Weslian participa de um debate

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pela 1ª vez no 2º turno, Weslian participa de um debate

A candidata Weslian Roriz (PSC-DF), finalmente, compareceu a um debate deste segundo turno para governador do Distrito Federal (DF). Embora não tenha afirmado novamente que vai defender “toda aquela corrupção”, Weslian não se saiu bem. A candidata fez pergunta fora do tema, deixou de responder uma questão e se atrapalhou, pelo menos, três vezes no momento de formular o questionamento para seu oponente, Agnelo Queiroz (PT-DF). Se o tempo não utilizado por Weslian for somado, chega a um total de 5 minutos.

Promovido pela TV Globo Brasília na noite dessa quinta-feira, 28 outubro, o último dos sete debates foi dividido em três blocos. No primeiro, foram feitas quatro perguntas sobre “temas sorteados”. No segundo, os temas foram livres. As considerações finais ficaram para o terceiro bloco. O candidato tinha 30 segundo para formular a pergunta. Um minuto e meio para responder. Um minuto para a réplica. E mais um minuto para a tréplica.

Entrevistado nos seis debates que Weslian não compareceu, Agnelo respondeu todas as perguntas e aproveitou dois momentos para se defender das acusações veiculadas nos programas de TV da candidata da coligação Esperança Renovada. Primeiro, o petista perguntou se Weslian conhecia a ficha policial dos “marginais” que o acusa de desviar recursos públicos do programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte.

Weslian deu uma resposta que durou 34 segundos – sobraram 56. “Se aconteceu, o senhor fez”, afirmou a candidata.

Na réplica, Agnelo negou as acusações. O candidato da coligação Um Novo Caminho voltou a desmentir o programa de TV da adversária nas considerações finais. Disse que era “vítima de ataques sórdidos e violentos”. E estava sendo acusado por “bandidos” que ele nunca teve contato “nem por acaso”.

Um dos temas "sorteados" no primeiro bloco foi “corrupção”. Weslian ficou encarregada de fazer a pergunta. Os 30 segundos não foram suficientes para a candidata questionar Agnelo como ele ia lidar com as pessoas que estavam do lado do ex-governador Joaquim Roriz (PSC-DF) e hoje estão do lado dele. A jornalista Cristina Serra, mediadora do debate, teve que dar mais alguns instantes para a mulher de Roriz concluir a pergunta.

“A pergunta não é do tema sorteado, mas vou responder mesmo assim, em respeito ao telespectador”, comentou Agnelo.

Já a questão que Weslian não respondeu se refere à criação da “Cidade da Saúde”, uma das propostas de seu plano de governo. O candidato petista perguntou como será a “Cidade da Saúde” e como ela irá atender moradores de diversas regiões do DF, como Brazlândia e Planaltina. “Ela não respondeu, mas eu respeito”, considerou Agnelo.

Nenhum comentário: