Blog do Paraíso: Weslian falta ao debate da CBN

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Weslian falta ao debate da CBN

Agnelo comparece e fala sobre seu plano de governo: “a vitória da nossa companheira Dilma vai facilitar muito”

O segundo turno da disputa para governador do Distrito Federal segue como se houvesse somente um candidato. Mais uma vez a candidata a governadora Weslian Roriz (PSC-DF) faltou a mais um debate, dessa vez promovido pela rádio CBN Brasília. A atitude seria compreensível, se Weslian estivesse liderando as pesquisas de intenção de voto. Mas é o candidato do PT-DF Agnelo Queiroz que aparece como o preferido do eleitorado.

O debate, com a ausência de Weslian, mais uma vez se transformou numa entrevista. Agnelo falou sobre o combate a corrupção, a melhoria da saúde, do transporte, da segurança e da educação, além de explicar como evitará o crescimento desordenado do DF. “Não tenho dúvida de que todas as propostas que estou fazendo cabem no orçamento”, destacou. Para 2011, segundo o petista, o Distrito Federal terá um orçamento de 25,7 bilhões, fora os repasses do governo federal. “A vitória da nossa companheira Dilma vai facilitar muito”, ressaltou.

“Se precisar fazer obras, vamos fazer, mas primeiro temos que cuidar do ser humano”, disse.

Agnelo informou que vai criar a Secretaria da Transparência para combater a corrupção. Segundo o petista, a nova pasta terá uma estrutura enxuta e será dotada por um corpo técnico com profissionais altamente capacitados. “As ações do governo estarão disponibilizadas na internet”, afirmou. De acordo com o candidato, o modelo a ser seguido será o do portal Transparência Brasil.

Agnelo garantiu que as obras iniciadas no governo de José Roberto Arruda (ex-DEM) serão continuadas, mas os contratos que tiverem problemas serão revistos.

Para melhorar a saúde pública, ele disse que em primeiro de janeiro, junto com sua equipe, assumirá a Secretaria de Saúde, tomando uma série de medidas. A prioridade será a atenção básica. “A fase primária é a que mais diminui a ida das pessoas nos hospitais”, explicou.

Agnelo destacou ainda que é contra a privatização da saúde pública encontrada no Hospital de Santa Maria.

Agnelo reconheceu que o transporte público no DF é ruim e caro, por isso, vai trabalhar para assegurar um transporte de qualidade e barato. “Só assim vamos convencer a pessoa a não usar o transporte particular”, explicou.

As medidas a serem adotadas para melhorar o transporte serão a criação de corredores exclusivos dos ônibus, integração do transporte público, a criação do bilhete único e a revisão dos preços das passagens, além da realização de licitações das linhas e a fiscalização rigorosa dos ônibus.

“As vans não cabem não sistema de transporte público”, destacou. Para Agnelo, os permissionários das vans devem ser incorporados no sistema de transporte público como empreendedor individual, atendendo a modalidade ocupada pelos microônibus, o transporte complementar.

O candidato petista afirmou que vai levar adiante a proposta de ampliar o metrô até o final da Asa Norte e criar mais duas novas estações em Samambaia e em Ceilândia. A implantação dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e Pneus (VLPs) também será mantida.

Para melhorar a segurança pública, Agnelo afirmou que vai contratar mil policiais por ano, totalizando 4 mil em todo o seu mandato. As polícias, segundo Agnelo, serão integradas e ficarão na rua, com mobilidade e tecnologia.

Os atuais postinhos policiais serão mantidos, mas terão outra função. De acordo com o candidato petista, os postos serão transformados em centros de monitoramento e servirão como apoio à polícia que ficará na rua.

O crescimento desordenado será combatido, segundo Agnelo, com políticas públicas e com planejamento. “Há uma demanda de 100 mil moradias no DF. Nós temos que atender essa demanda. Moradia é uma questão sagrada”, lembrou.

Agnelo garantiu que os condomínios serão regularizados, mas fará uma fiscalização “implacável” para evitar ocupações irregulares.

“Nós vamos rever algumas coisas do PDOT. Qualquer coisa que tiver comprometimento com o meio ambiente, nós vamos rever”, afirmou.

Quanto a educação, o candidato disse que fará creches nas cidades que não tiverem. As creches terão capacidade para 500 crianças de zero a seis anos e o tempo será integral.

Agnelo explicou que novos professores serão contratados e as estruturas físicas das escolas serão aumentadas para garantir tempo integral também para os estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Nenhum comentário: