Blog do Paraíso: É para rir ou para chorar?!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

É para rir ou para chorar?!

O sol, no mesmo lugar, começa a aparecer como se fosse ele quem estivesse se movendo. No céu, nenhuma nuvem. Quase todas foram embora, após a chuva que caiu à noite. A umidade do ar está bastante alta. Tudo indica que o novo dia que começa será muito bom. Uma oportunidade para sair da rotina. Quem sabe, deixar de lado o “brown”, passar o dia sóbrio e caçar o que fazer, talvez um emprego, ainda que de “orelha seca” – quem mandou você não estudar? “Que nada. Tô de boa”, é o que responde um dos jovens que passa o dia inteiro fumando maconha nas esquinas – próximo a minha casa!!

Certa vez, inventei de falar de política com dois deles. “No segundo turno, eu não vou votar na Dilma!”, disse um. “Eu vou votar na Weslian!”, completou, cheio da razão. Constrangido em corrigir uma informação tão óbvia, fiquei admirado com a ignorância do rapaz. “A Weslian não é candidata a presidente”, falei, um pouco sem jeito. A fixa do outro rapaz caiu e ele começou a rir do outro. “Mas é burro! Há, há, há!”, disse apontando para o colega. “A Weslian não é candidata a presidente”, repetiu o que eu disse. Depois, perguntou para o ignorante: “Quais são os candidatos a presidente?”

O rapaz olhou para mim. Eu olhei para ele. Ele olhou para o que fez a pergunta. Depois, olhou novamente para mim e não soube falar nada. Não acreditei que ele não sabia dizer o nome dos dois candidatos a presidente do Brasil que estão no segundo turno. “Há, há, há! Que burro!”, gargalhou o outro, sem perdão. Não dei nenhuma risada. Senti pena do rapaz. Tão jovem e tão ignorante. Uma vida consumida pelas drogas.

“Quer saber de uma coisa? Não vou votar em ninguém nessa porra!”, protestou o rapaz ignorante. “Que é isso, moço? Não faça isso não!”, tentei acalmá-lo. “Não vou votar em ninguém. E daí?”, apelou. Percebi que era um caso perdido e não adiantava discutir. Fui embora.

Até agora não sei se ele sabe o nome dos candidatos a presidente do Brasil que estão no segundo turno. E olha que só são dois. Imagina se eu tivesse perguntado o nome dos outros dois principais candidatos que disputaram o primeiro turno?

Infelizmente, essa é uma amostra da nossa juventude, consumida pelas drogas. E ainda não terminou. Olha só o que ouvi, certa vez quando eu estava voltando da biblioteca. Trazia comigo dois livros que integram a segunda parte da obra O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo.

Na esquina – sempre na esquina – encontrei um desses rapazes que passam o dia inteiro fumando um “brown”. “Você já leu, pelo menos, um desses na vida?”, perguntei, entregando o livro para o jovem segurar. “Nunca li e nem vou ler”, disse sorrindo. Se fosse ele, eu chorava.

Nenhum comentário: