Blog do Paraíso: O rodízio não é a solução para o transito em Brasília

sexta-feira, 25 de março de 2011

O rodízio não é a solução para o transito em Brasília

O transito em Brasília é um caos e não será com medidas idiotas que o problema vai ser solucionado. Aliás, foram soluções estúpidas para os engarrafamentos que fizeram o transito chegar à atual situação caótica. Para resolver o problema de vez, não tem conversa, é preciso oferecer aos cidadãos um transporte público digno, de qualidade, pontual e barato.

Alargar as vias não resolve o problema. Pelo contrário, piora. Se há mais espaço, ou seja, um aumento de oferta, consequentemente, a demanda aumentará e mais carros surgirão.

Outra solução pouco inteligente, e que está sendo discutida na Câmara Legislativa do Distrito Federal, é o sistema de rodízio de carros. Assim como acontece quando se alarga as vias, o rodízio também aumenta o espaço nas pistas e, por esta razão, aumenta também a oferta de carros.

Vejam o exemplo de São Paulo. O sistema de rodízio existe há alguns anos e não houve uma melhora significativa. Teve gente que, para não ficar sem carro, comprou outro veículo para usá-lo no dia em que o outro carro estiver proibido de circular. Hoje, existe naquela cidade, praticamente, um carro para cada um dos 19 milhões de habitantes.

Se o rodízio não deu certo em São Paulo, vai dar certo aqui? Grande parte dos veículos que circulam no Distrito Federal (DF) vem dos municípios goianos do entorno. A regra do rodízio valeria para eles?

Não, minha gente. O rodízio só é bom se for de pizza. A solução para o caos no transito da Capital da República é fazer com que as pessoas, por vontade própria, deixem seu carro em casa. Como? Oferecendo para elas um transporte público digno, de qualidade, pontual e barato.

Muita gente usa o carro para ir ao serviço para não enfrentar as espeluncas que circulam na cidade caindo aos pedaços, sem conforto, sem horário e, até, sem segurança.

Se o transporte público fosse eficiente, pontual e confortável, muita gente deixaria o carro na garagem. Esta, sim, é uma solução inteligente.

Nenhum comentário: