Blog do Paraíso: Agnelo dá explicações sobre os vídeos que assistiu com Durval

domingo, 4 de julho de 2010

Agnelo dá explicações sobre os vídeos que assistiu com Durval

Trecho de entrevista do candidato a governador Agnelo Queiroz (PT-DF) publicada neste domingo, 4 de julho, no Correio Braziliense:

O que Durval lhe mostrou antes da divulgação do escândalo? O que
aconteceu de fato no encontro de vocês?

O que aconteceu é muito simples. Fui chamado pelo jornalista Edson Sombra para ver uma denúncia de corrupção no GDF. E, lógico, sou um político da cidade, preocupado com a cidade. Foi aí que ele me apresentou ao Durval, que era secretário de governo. Sombra me levou à secretaria de Durval, no anexo do Buriti. Não tem nada de escondido, fui lá falar com o secretário, e ele me mostrou umas três fitas VHS. Disse que ia apresentar aquilo à polícia. Vendo a fita, não tinha como saber se aquilo estava editado, se era verdade, se era uma armadilha. Não tinha como saber nada disso, ele falou que entregaria isso para a polícia, e foi exatamente isso que aconteceu. Quando apareceu o escândalo e vieram à tona as fitas, comprovei que de fato o que vi lá era editado. Nas fitas que vi lá com o Durval, ele nunca aparecia na fita. Ele mostrou a fita, segundo ele, a umas dez pessoas na época, personalidades com credibilidade na cidade porque tinha, inclusive, receio de ser assassinado. Vendo a fita, não sabia do teor de uma coisa grave dessa. É evidente que o caminho da investigação tinha de ser por órgãos de fiscalização. Então não me manifestei com relação a isso porque, caso o fizesse, transformaria aquilo numa luta política de oposição ao governo e botaria tudo a perder. Seguramente hoje esse esquema estaria funcionando direitinho porque seria uma luta do PT para derrubar o governo sem apresentar uma prova, sem nenhum documento em mão. Ele não deixou nada comigo.

Não seria mais correto denunciar tudo? Procurar a polícia, o Ministério Público? Não foi omissão sua?

Eu não seria irresponsável de dizer que tinha um negócio e não ter uma prova pra mostrar. Tenho uma história nessa cidade, todo mundo me conhece. Fui deputado distrital, três vezes deputado federal, todos meus mandatos foram de fiscalização, destacados no Congresso, sobretudo por esse aspecto. Fiscalizava mesmo e nunca fiz denúncia vazia ou irresponsável. Estou absolutamente convencido de que agi corretamente. Se eu tivesse transformado essa denúncia, que é uma questão absolutamente policial e dos órgãos de fiscalização, em uma luta política entre oposição ao governo, seguramente estaria prestando um grande desserviço à população por vaidade, por querer dizer que sabia de coisa, por querer dizer que vi fita do adversário. Isso teria comprometido a investigação. Graças a Deus fui eu que vi a fita e não um aventureiro. Por não ter politizado uma questão como essa é que foi possível aos órgãos fazer uma investigação no mérito. Na hora que botassem à frente uma denúncia de um opositor do governo local isso seguramente teria um outro desfecho. Fiz o melhor para a nossa cidade. Tanto é que esse esquema todo está desmontado.

Nenhum comentário: