Blog do Paraíso: Troca de suplente

sábado, 31 de julho de 2010

Troca de suplente

Ana Maria Campos
(texto publicado no Correio Braziliense)

Indicado pelo PT para integrar a chapa do deputado Rodrigo Rollemberg (PSB) como primeiro suplente, o petista Hélio José da Silva Lima deve ser afastado imediatamente dos quadros do partido e da disputa eleitoral de outubro. A decisão será tomada hoje em reunião da executiva regional do PT a pedido de Rollemberg. Ele protocolou ontem, na Presidência do PT, denúncia contra o líder da corrente Base Petista e Socialista por suposto envolvimento em abuso sexual de uma menor. O crime teria envolvido uma garota, hoje já adulta, da própria família de Hélio José.

A indicação de Hélio José para integrar a chapa de Rollemberg foi aprovada pelo diretório regional, com base em um arranjo de forças do PT. O presidente regional do partido, Roberto Policarpo, no entanto, afirma que o comando petista não vai tolerar a permanência de Hélio José na chapa de Agnelo Queiroz. “Não tem discussão. A denúncia é grave e não podemos pensar duas vezes”, afirmou Policarpo. “Vamos encaminhar o caso para a Comissão de Ética do PT com a indicação de expulsão”, acrescentou.

No ofício encaminhado à Presidência do PT, Rollemberg disse que foi informado pela conselheira tutelar Vivian Nobre sobre a suposta participação de Hélio José no crime. A denúncia teria sido feita por uma integrante da família do petista. Rollemberg conversou com a suposta vítima e também com o pai dela, ambos familiares de Hélio José. Eles teriam contado os detalhes do episódio, que até hoje era mantido sob sigilo. Não houve acusação formal e o caso ficou abafado durante anos. Dessa forma, o petista não tem contra si qualquer processo judicial. O Correio tentou localizá-lo por telefone ontem à noite, mas ele não respondeu aos recados deixados pela reportagem em sua caixa postal.

Com o provável afastamento de Hélio José, o PT deverá escolher um substituto para a chapa de Rollemberg. A legenda não abre mão de indicar os primeiros suplentes da coligação, uma vez que cedeu para o PSB e para o PDT do senador Cristovam Buarque as candidaturas ao Senado. Agnelo soube da denúncia por intermédio de Rollemberg. Em seguida, foi informado da decisão da presidência do PT de convocar para hoje uma reunião para tratar do assunto e concordou imediatamente.

Comentário deste Blog: longe de querer defender o suposto crime de pedofilia, é muito estranho essa história contra o Hélio José surgir justamente agora que ele é candidato a primeiro suplente de senador. Conforme a matéria, a história estava sob sigilo “até hoje” e não havia nenhuma “acusação formal”. Por quê? Por quê os pais da garota não procuraram a justiça antes? Por quê só agora essa história vem à tona? Estranho. Muito estranho. Avalio que há por trás disso tudo o interesse de puxar o tapete de Hélio José. Campanha é isso aí.

Um comentário:

Mauro disse...

Meio esquisito uma denúncia de um crime ocorrido há uma década surgir coincidentemente às vésperas da eleição... Será que o espírito aflorado da cidadania com a proximidade dos votos fez o tal medo de procurar a justiça desaparecer? Quanto será que vale ser um suplente de senador? Aparentemente, mais que um laço familiar. Desconfiem.