Blog do Paraíso: Cufa-DF repudia poema publicado no Correio Braziliense

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cufa-DF repudia poema publicado no Correio Braziliense

NOTA DE REPÚDIO

Distrito Federal, 13 de Julho de 2010,

A CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS DO DISTRITO FEDERAL vem por meio desta reafirmar a luta da entidade em defesa da diversidade cultural, esportiva e social das comunidades do DF e contra todas as formas de racismo, discriminação, intolerância e preconceito.

Em relação ao texto "Ceilândia é uma cidade sem o lixão", publicado nesta segunda, 12 de julho de 2010, na coluna “CORREIO DO BRASILIENSE”, do caderno Cidades do CORREIO BRAZILIENSE, com autoria do Sr. Mauro César Bandeira, a CUFA DF manifesta seu repúdio ao texto que desqualifica e destrata a população da Cidade de Ceilândia.

A CUFA DF é a favor da liberdade de expressão e da livre opinião, porém registramos que tal texto desqualifica, de forma irresponsável, irônica e preconceituosa, a população de Ceilândia.

Segue alguns trechos do texto:

“Ainda que todos odeiem a verdade

O espírito de porco toma conta dessa cidade”

“Os ceilandenses são os mais pobres do Distrito Federal

Amam carros velhos e aquele lixão”

“o barril do lixo

Da sujeira”

“Do roubo

Esse lugar de cachaceiros”

A Ceilândia é o 2º maior mercado do Centro Oeste, tem a maior população do Distrito Federal e após 30 anos vive momentos de desenvolvimento. Sabemos que há muito a melhorar, mas hoje a cidade produz e exporta música, cinema, esporte, educação, móveis e utensílios que abastecem parte do país.

O que o autor de texto não menciona é que os problemas enfrentados por Ceilândia são reflexo de anos de omissão por parte do Estado, que percebia o local apenas como cidade dormitório, e não da população, que com muita garra sobrevive a cada dia.

A humanidade ainda não sabe lidar com o seu lixo e tal situação é resultado de falta de gestão ambiental, de modelo de desenvolvimento sustentável e de mais informações para melhor reutilização do que consideramos “LIXO”.

O texto vai em direção contrária ao fortalecimento de uma visibilidade positiva que várias entidades, grupos culturais, sociais e esportivos há anos vêm trabalhando.

Esta cidade trabalhadora não merece ler que são "cachaceiros" ou mesmo "espírito de porco". Merece respeito e consideração, pois sua população, com muita luta, ajudou a construir Brasília. O triste é que como herança dessa empreitada sobra a distância, o preconceito e o estigma de ex-invasores.

CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS - DF

Um comentário:

Sérgio disse...

Você publicou algo sem realmente ver de fato a publicação, só pode. O texto, que na verdade é um poema, é bem maior que isso! E diz exatamente o contrário do alegado por você. Leia: http://linkaaa.com/ov6k

Ah, não se esqueça que esse texto (mesmo sendo muito bom) não foi publicado pelos jornalistas do correio, mas na seção que dá a oportunidade do LEITOR ter seu texto publicado.

É uma POESIA cara. POESIA!