Blog do Paraíso: A situação de Augusto Carvalho nesta eleição

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A situação de Augusto Carvalho nesta eleição

O PPS é o partido de Roberto Freire, aliado do tucano José Serra e voraz opositor do governo Lula. Paradoxalmente, na eleição deste ano para deputado federal, o PPS-DF faz parte da chapa do PT-DF.

O único deputado federal do PPS-DF com chances de ser reeleito é Augusto Carvalho, que na última eleição recebeu cerca de 80 mil votos.

Estima-se que a eleição de um deputado federal neste ano demandará 225 mil votos. Se os quatro candidatos mais fortes da oposição (Reguffe, Magela, Érika Kokay e Paulo Tadeu) obtiverem, cada um, 100 mil votos, eles poderão garantir a eleição de dois deputados federais. O terceiro a ser eleito dependerá dos votos recebidos pela coligação.

O próprio PT admite que se conseguir eleger três deputados federais da esquerda já será um grande avanço. A votação de Augusto Carvalho será, portanto, essencial para a eleição do terceiro deputado. Logo, o PPS-DF ajudará a formar a base de sustentação de Dilma.

Imagina-se uma eleição tranquila para Reguffe e Magela. E uma eleição decidida no mano a mano entre Paulo Tadeu e Érika Kokay. O mais votado dentre os dois deve ficar com a terceira vaga.

Qual é a vantagem de Augusto Carvalho fazer parte da chapa petista?

Evitar que o PT teça críticas mais ácidas a sua péssima gestão na saúde. O problema é que a estratégia não dará certo. Ele será bombardeado, pois angariou inimigos no Ministério Público, Defensoria Pública, Sindicato dos Médicos, jornalistas, enfermeiros e profissionais da saúde. Todos, agora, estão disponíveis para fornecer subsídios contra o político.

Sem prerrogativa de foro, 2011 promete ser um ano de percalços para Augusto.

Nenhum comentário: