Blog do Paraíso: A preferência do Blog do Paraíso nas eleições de 2010

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A preferência do Blog do Paraíso nas eleições de 2010

O candidato do PSDB a presidente do Brasil, José Serra, não pode ser eleito. Serra faria o país andar para trás, pois o estilo de governo dele é, na melhor das hipóteses, semelhante ao de Fernando Henrique Cardoso. O governo de Serra só seria bom para algumas famílias que constituem uma pequena elite desgraçada e egoísta.

A candidata do PV Marina Silva poderia ser uma boa opção, mas ela não tem nenhuma chance de vencer as eleições, conforme as pesquisas de intenção de voto. Mesmo se tivesse condições, não iria governar. Marina teria que seguir o mesmo caminho infame do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela teria que se aliar com os mercenários do Congresso Nacional para poder governar o Brasil. Até isso ser feito, o país perderia muito tempo.

A melhor opção, portanto, para governar o Brasil seria a candidata do PT Dilma Rousseff. Por mais que ela aparente antipatia, Dilma representa a continuidade do governo do presidente Lula.

O governo do presidente Lula está muito longe de ser perfeito, mas é o melhor entre os piores governos que o país teve. O Brasil nunca teve um governo bom. Paradoxalmente, Lula entra para a história como o melhor de todos.

Os presidentes que antecederam Lula eram tão ruins, mais tão ruins, que o muito pouco que o petista fez foi suficiente para resgatar a dignidade dos Brasileiros.

Por estas razões, e sem outra escolha, o Blog do Paraíso reafirma apoio a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff a presidente do Brasil.

No DF

O candidato do PSC ao Governo do Distrito Federal (GDF), Joaquim Domingos Roriz, representa o pior que existe no mundo. Indicado por José Sarney (PMDB-AP) como governador biônico do DF em 1988, Roriz teve outros três mandatos. Os moradores sabem muito bem o que foi feito em 14 anos: viadutos; muitos viadutos; viadutos ruins, diga-se. Sem falar que o suposto mesalão do DEM pode ter começado no governo de Roriz.

Roriz precisa se aposentar. Ele já teve sua oportunidade. O Distrito Federal precisa de um novo nome. Poderia ser Antônio Carlos Andrade, o candidato do PSOL. Mas, assim como Marina Silva, Toninho, como é conhecido, não tem nenhuma chance de ser eleito. E se ele conseguisse alcançar essa façanha, não governaria, pois não teria a maioria na Câmara Legislativa.

O candidato que poderia antecipar a aposentadoria de Roriz seria o petista Agnelo Queiroz. Aliado ao PMDB e aos partidos que se dizem de esquerda, Agnelo tem condições políticas e econômicas para vencer as eleições.

Mesmo sob suspeita de corrupção no programa Segundo Tempo, Agnelo poderia fazer um governo sem muita roubalheira. Primeiro porque, depois do mensalão do DEM, a sociedade em geral estará mais vigilante com o próximo governador. Segundo porque Agnelo é do Partido dos Trabalhadores (PT), que tem uma militância aguerrida que, sem dúvida nenhuma, não o deixará governar sozinho.

Apesar de ter alguns “pecadores”, historicamente o PT é um partido que sempre defendeu a ética. Pegaria muito mal se o governador do partido repetisse práticas condenáveis dos últimos governos.

Enfim, o que eu quero dizer é que, assim como Roriz, Agnelo é o candidato que tem chances reais de vencer a eleição. A grande diferença é que o petista será cobrado pela militância e pela sociedade. Não quero dizer que se Roriz for eleito não haveria cobrança no governo dele, pelo contrário, todos exigiriam uma boa gestão, mas o ex-governador não estaria nem aí, assim como os coronéis das mais atrasadas e corruptas oligarquias.

É por estas razões e, mais uma vez, por não ter outra escolha, que o Blog do Paraíso declara apoio ao candidato petista Agnelo Queiroz ao Governo do Distrito Federal.

Para o Senado Federal, o Blog do Paraíso recomenda aos eleitores o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Para deputado federal e distrital, Geraldo Magela (PT-DF) e Dirsomar Chaves (PT-DF), respectivamente. Sugestões óbvias, afinal, esses candidatos fazem parte da chapa de Agnelo.

Um comentário:

José Roberto Paraíso disse...

Leio este comentário hoje, mais de um ano após as eleições e me arrependo de ter apoiado a chapa de Agnelo Queiroz. Seu governo está contrariando todas as minhas expectativas. Tomara que melhore até a próxima eleição.

No âmbito nacional, não me arrependo de ter apoiado a presidenta Dilma. Assim como eu previa, está dando continuidade ao governo que resgatou a dignidade dos brasileiros. E bem melhor que o presidente Lula. Tomara que continue assim até o fim de seu mandato.

Desde já, prometo que farei em 2014 um novo comentário, avaliando se minhas escolhas em 2010 realmente valeram a pena.