Blog do Paraíso: Segundo turno

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Segundo turno

Os brasileiros retornarão às urnas em 31 de outubro, graças a ex-senadora Marina Silva (PV), que obteve mais de 19,5 milhões de votos (19,4% do total).

Com 46,91% dos votos válidos, Dilma Rousseff (PT) enfrentará no segundo turno o candidato tucano José Serra (PSDB), que teve 32,61% dos votos.

Mesmo que Marina Silva declare apoio a José Serra, ele não ganhará. Os eleitores da ex-senadora são pessoas críticas. Votaram nela com consciência. Eles também terão consciência para escolher entre “voltar para trás” ou seguir avançando.

No Distrito Federal, além de votar para presidente, os brasilienses terão que escolher entre Agnelo Queiroz (PT) e Weslian Roriz (PSC). A disputa foi para o segundo turno por causa de Toninho do PSOL, que teve 14,25% dos votos válidos, e por causa de Eduardo Brandão (PV) – obteve 5,64% dos votos.

Agnelo conseguiu 48,41% dos votos, enquanto dona Weslian teve 31,50%. Agnelo tem a obrigação de derrotar Weslian e sepultar de vez a “era Roriz”.

Depois que o marido, o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), não conseguiu garantir o registro de sua candidatura no Supremo Tribunal Federal (STF), Weslian Roriz entrou na eleição faltando uma semana para o primeiro turno. Sem nenhuma experiência na política, virou motivo de chacota quando participou do primeiro debate na televisão. “Eu quero defender toda aquela corrupção”, foi uma das pérolas soltadas por ela naquela ocasião.

Custa acreditar que Weslian será governadora do Distrito Federal.

Nenhum comentário: