Blog do Paraíso: Blogs são filtros de informações

sábado, 15 de janeiro de 2011

Blogs são filtros de informações

A informação de que a mulher do secretário de Saúde do Distrito Federal (DF) receberá 1 milhão e 100 mil reais para que a clínica dela ofereça serviços de hemodiálise para o governo do DF foi publicada, primeiramente, no jornal Folha de S. Paulo, em 14 de janeiro.

No mesmo dia, o Blog do Paraíso reproduziu a notícia (veja logo abaixo). Outros blogs de jornalistas brasilienses também republicaram a matéria – foram os casos do Blog do Donny Silva e do Blog da Paola. Isso aconteceu de maneira natural e espontânea, porque a informação publicada na Folha de S. Paulo possui grande relevância. A sociedade no Distrito Federal está apreensiva com o novo governo e espera uma correção nos desvios revelados pela Operação Caixa de Pandora. Qualquer notícia sobre corrupção, portanto, se torna alvo de grande atenção.

A reprodução daquela notícia publicada na Folha de S. Paulo é um exemplo de um dos papeis que os blogs estão assumindo na sociedade. No meio de tanta informação divulgada por vários meios de comunicação, as páginas pessoais dos jornalistas estão funcionando como filtros das informações mais importantes.

Talvez por não se colocarem na pele dos leitores que não têm tempo de olharem vários veículos de comunicação, alguns críticos classificam como “repetidores” os blogs que exercem essa função.

Contudo, a reprodução de notícias divulgadas em outros veículos é, como escrevi acima, apenas um dos papeis dos blogs. Outras funções das páginas pessoais são a divulgação de informações exclusivas e de artigos opinativos que contextualizam e explicam os fatos do cotidiano – assim como acabei de fazer neste texto.

Nenhum comentário: