Blog do Paraíso: Para os Correios, todo DF agora é Brasília e as regiões administrativas são bairros

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Para os Correios, todo DF agora é Brasília e as regiões administrativas são bairros

(texto publicado no site clicabrasilia.com.br)

A partir de hoje, para os Correios, as regiões administrativas serão bairros e todo o quadrilátero do Distrito Federal torna-se Brasília. O novo endereçamento terá como base o modelo de divisão territorial utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o gerente de operações da Diretoria Regional dos Correios em Brasília, Edson Batista Moraes, a mudança tem como objetivo terminar com a dúvida que a população tem ao preencher cadastros. E também para acabar com a discriminação por morar em outras cidades. Entretanto, a medida divide opiniões entre a população.


Comentário deste blog: ninguém tem dúvida de que o Lago Sul, o Lago Norte e o Sudoeste são Brasília. Por que Recanto das Emas, Ceilândia e Estrutural não são Brasília, mas, sim, Distrito Federal?

Lago Sul, Lago Norte e Sudoeste são regiões fora do Plano Piloto, a Brasília propriamente dita, contudo, essas localidades abrigam uma população que possuiu uma das maiores rendas do Brasil.

Recanto das Emas, Ceilândia e Estrutural são a morada do povão, grande maioria de baixa renda.

A definição do que é Brasília e do que é Distrito Federal serve, na verdade, para separar quem é rico e quem é pobre.

A medida dos Correios, portanto, é sábia, pois, além de facilitar a entrega de correspondências, contribui para combater essa padronização pré-conceituosa do imaginário popular.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu não vejo isso como correto, pelo fato de todos os "bairros" serem Regiões Administrativas, não tendo assim nenhum privilégio a mais qualquer que seja a Região Administrativa (Brasília (RA I), Gama (RA II), Taguatinga (RA III), TODAS SÃO SIMPLESMENTE REGIÕES ADMINISTRATIVAS, Brasília não pode ter nenhum privilégio pois não é cidade e nem município. Como muitos aqui, nasci em Taguatinga e em minha certidão de nascimento, carteira de identidade e afins, está gravado naturalidade Taguatinga - DF, nunca teve o nome Brasília em meus documentos.