Blog do Paraíso: A verdadeira causa das mortes nos desastres naturais

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A verdadeira causa das mortes nos desastres naturais

Culpar somente a natureza pelas centenas de mortes decorrentes de enchentes, enxurradas e deslizamentos é uma enorme injustiça. A responsabilidade deve cair, também, sobre os ombros dos administradores das cidades e dos Estados, os políticos.

São os políticos – prefeitos e vereadores, governadores e secretários, parlamentares e presidente – os responsáveis por investir e fiscalizar a aplicação de dinheiro público em obras de escoamento e em tecnologia para evitar ou minorar as consequências dos temporais.

São ainda eles os responsáveis por fiscalizar e evitar que os cidadãos, desavisados, ocupem as áreas de risco.

Mas todo esse trabalho fica comprometido e até impossível de ser realizado por causa da burocracia proposital e ocasionadora da corrupção. O roubo do dinheiro público, em palavras mais claras, evita uma correta administração preventiva de desastres naturais.

Se não houver uma mudança no comportamento dos responsáveis pela administração das cidades e dos Estados, as centenas de mortes causadas pelos temporais continuarão no calendário nacional, assim como o Carnaval, a Páscoa, a Proclamação da Independência, o Natal, dentre outros.

Nenhum comentário: