Blog do Paraíso: Alerta aos brasileiros!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Alerta aos brasileiros!

“A Privataria Tucana”, livro recém lançado pelo premiado jornalista Amaury Ribeiro Júnior, é muito mais que uma denúncia contra o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB). O livro é um alerta a todos os brasileiros. Um alerta para que não se repita, no Brasil, uma política de privatização tão mal feita e inadequada aos interesses da nação.

“Independente do juízo que cada um possa fazer sobre a eficácia ou ineficácia do Estado ao gerir os bens públicos, ninguém precisa ser um inimigo do mercado para perceber que o modelo de privatização que assolou o Brasil nos anos de FHC não foi, para ser leniente, o mais adequado aos interesses do país e de seu povo”, diz trecho do capítulo “Com o martelo na mão e uma ideia na cabeça”.

As privatizações não atenderam aos interesses do país por diversos motivos. No mesmo capítulo, Amaury explica, por exemplo, que o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) pagou para vender as estatais brasileiras. A explicação para o que parece ser um mau negócio, segundo o jornalista, seria o recebimento de propina pelas doações das estatais a um pequeno grupo de empresários.

As acusações de Amaury são feitas com base em documentos oficiais, obtidos em juntas comerciais, cartórios e na própria justiça. O autor do livro teria provado, com os documentos, supostas transferências de dinheiro, feitas por empresários beneficiados com as privatizações, para contas de pessoas jurídicas ligadas a Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-tesoureiro de campanha de FHC e Serra.

De acordo com o jornalista, o empresário Carlos Jereissati, por exemplo, teria depositado 410 mil dólares em favor de uma empresa que seria de Ricardo Sérgio. A transação teria acontecido por meio das empresas Infinity Trading e da Franton Interprises. “A conexão entre Infinity Trading e Jereissati ratifica, pela primeira vez, aquilo que sempre se suspeitou, mas que nunca havia sido comprovado: que o ex-tesoureiro das campanhas do PSDB recebeu propina de Jereissati, um dos vencedores no leilão da privatização da Telebrás”, escreve Amaury Júnior Ribeiro, no capítulo “Aparece o dinheiro da propina”.

“O país e suas instituições não têm o direito de continuar fazendo de conta que não viram a rapinagem organizada que devastou os bens do Estado nos anos 1990 e começo da década seguinte. E que serviu para tornar os ricos mais ricos”, protesta o jornalista no Epílogo do livro.

“Varrer a sujeira para debaixo do tapete, como se fez tantas vezes, não é mais possível. Não há tapete suficiente para acobertar tanto lixo. O Brasil, que escondeu a escravidão e ainda oculta a barbárie de suas ditaduras, não pode negar aos brasileiros a evisceração da privataria. Quem for inocente que seja inocentado, quem for culpado que expie sua culpa. Se isso não acontecer, isto é, se a memória do saque não se tornar um patrimônio dos brasileiros, o país poderá repetir esta história, mais cedo ou mais tarde”, acrescenta Amaury.

Infelizmente, a grande imprensa brasileira não ouviu, ou finge não ouvir, o apelo do jornalista. Desde o lançamento de “A Privataria Tucana”, pouco se noticiou sobre as denúncias. A sorte é que a grande imprensa brasileira não é mais a dona da informação. Blogs, twitter, facebook, e demais redes sociais, estão levando o alerta para os brasileiros.

O Blog do Paraíso, por exemplo, já fez, e continuará fazendo, a sua parte, publicando textos como este.

Nenhum comentário: