Blog do Paraíso: Humanos de atitudes inefáveis

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Humanos de atitudes inefáveis

Sinceramente, não consigo entender alguns seres humanos. Convencidos de estarem cheios da razão e da verdade, tomam atitudes inefáveis, pois fico até sem palavras. Para comprovar minha tese, citarei dois casos: a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e a condenação da enfermeira Camila dos Santos que foi flagrada espancando um cachorrinho.

No caso da construção da Usina Hidrelétrica, surgiram, do nada, um monte de gente que é contra. Como se tivessem acabados de chegar de Marte, ou qualquer outro planeta, pessoas criticam a construção da Usina, dando a entender que o Brasil acabou de ser descoberto pelos portugueses; que só existem no país matas e florestas virgens; que nenhuma tribo indígena foi destruída.

Mas, na verdade, o Brasil foi descoberto há mais de 510 anos. São poucas as matas e florestas que ainda não sofreram a ação do homem, sendo que grande parte já foi até totalmente destruída. Muitas tribos indígenas foram extintas.

O pior de tudo é que o desmatamento e a dizimação dos índicos não ficaram apenas no passado e ainda acontecem hoje em dia com muita frequência, em diversas regiões do país.

Só os extra terrestres acham que não. Que a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte é o primeiro caso. Em vez de combater o desmatamento e a extinção das tribos indígenas, os marcianos acabam prejudicando o país inteiro, criticando um projeto de grande importância para a nação. Dispor de energia é condição fundamental para o Brasil se desenvolver e aumentar o seu crescimento econômico.

Essas pessoas, que não querem a construção Usina Hidrelétrica de Belo Monte, seriam muito mais úteis se protestassem contra os grandes latifundiários que há séculos desmatam florestas e expulsam índios de suas terras. Os atores da Rede Globo deveriam se engajar, por exemplo, numa campanha pelos índios do Santuário dos Pajés, daqui de Brasília, que estão prestes a serem dizimados pela construção dum grande empreendimento imobiliário.

Outro caso de atitudes que não tenho palavras para qualificar envolve os internautas brasileiros, diante da denúncia que flagrou a enfermeira Camila dos Santos, 22 anos, espancando até a morte um pequeno cachorro. As redes sociais como twitter e facebook ficaram cheias de protestos, condenando a enfermeira, como se nunca tivesse acontecido casos de violência como esse ou até pior, envolvendo seres humanos. Os protestos contra Camila dos Santos foram algo que nunca foi visto antes diante de crimes cruéis contra crianças e mulheres ou de políticos ladrões. O cachorrinho morto brutalmente pela enfermeira se demonstrou muito mais valoroso que muita gente. Nunca houve uma comoção tão grande com um ser humano.

Nenhum comentário: