Blog do Paraíso: Wikipédia quer censurar artigo sobre a Privataria Tucana

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Wikipédia quer censurar artigo sobre a Privataria Tucana

A Wikipédia, que se diz a enciclopédia livre, é tão conservadora e elitista quanto qualquer meio de comunicação neoliberal, mesmo sem receber nenhum centavo por meio de anúncios de banco ou multinacional.

A prova disso é que, toda vez que se tenta publicar na Wikipédia alguma informação que não segue o cânone do statu quo, rapidamente, o conteúdo é posto em votação por um dos colaboradores e, em seguida, os demais participantes do site pedem a retirada do conteúdo.

Um exemplo é o artigo “A Privataria Tucana” (clique aqui para ler). O texto se refere ao livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr. Resultado de anos de investigações na senda da chamada Era das Privatizações, promovida pelo governo Fernando Henrique Cardoso, por intermédio de seu ministro do Planejamento, ex-governador de São Paulo, José Serra, os 15 mil exemplares da 1ª edição foram esgotados no primeiro dia, segundo os jornalistas Luiz Carlos Azenha e Luis Fausto. Ainda assim, os colaboradores da Wikipédia desejam censurar o texto.

“Este artigo foi proposto para eliminação por votação”, avisa anúncio da Wikipédia – veja imagem acima. “Se aprovada, a eliminação ocorrerá a partir de 19 de dezembro”, finaliza.

O mais curioso é que, outro artigo (clique aqui para ler), também a respeito de notícias de corrupção no governo de um ex-presidente brasileiro, perdura na página há anos, mesmo sem nunca ter existido provas concretas da existência do esquema de corrupção ou sem a justiça ter finalizado o processo, punindo seus envolvidos.

“Escândalo do mensalão” é o nome do artigo e se refere ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é do PT.

Pelo visto, os colaboradores da Wikipédia são mais tucanos do que petistas.