Blog do Paraíso: Um ano de governo com trocas em nove secretarias

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Um ano de governo com trocas em nove secretarias

Estreia de Agnelo Queiroz também foi marcada por dança das cadeiras nas administrações regionais do DF. Governador admite mudanças para 2012, mas garante que serão poucas

Brasília 247 – O primeiro ano de gestão do governador Agnelo Queiroz foi de arrumação. Poucas obras e uma baixa execução orçamentária marcaram o início do governo. Em termos de articulação, no entanto, o petista fecha o ano com sucesso. O chefe do Executivo local aumentou sua influência política. A base de apoio cresceu de 13 para 17 partidos. O reforço na Câmara Legislativa também, agora são 20 deputados distritais, dos 24 eleitos, ao lado do Palácio do Buriti.

Para garantir a tentativa de harmonia política, o ano foi marcado por rearranjos. Nos primeiros 10 meses de governo, oito substituições foram feitas em administrações regionais – em algumas cidades por mais de uma vez. A última delas em Taguatinga, para aumentar a base do governo na Câmara Legislativa. Agnelo trocou o administrador da cidade e ganhou Wellington Mesquita (PSD) ao lado do governo. Águas Claras, Brazlândia, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), Taguatinga e Varjão também passaram pela dança das cadeiras.

Já no fim de dezembro, mais uma cidade vai entrar para a lista: Vicente Pires. A região administrativa vai ser assumida pelo atual secretário de Micro e Pequena empresa Dirsomar Chaves. Em seu lugar, na pasta, entra o deputado distrital Raad Massouh, que até então era do DEM, partido de oposição, mas se filiou ao (PPL) e ganhou uma cadeira no governo.

Essa será a nona troca de comando nas secretarias locais, fora as mudanças em outros comandos. Cristiano Araújo (PTB) assumiu este ano a secretaria de Ciência e Tecnologia no lugar de Gastão Ramos (PSB). Também foi registrada alteração na secretaria de Obras, onde o deputado federal Luiz Pitiman (PMDB) saiu, dando lugar a Oto Silvério Guimarães Júnior. Na segurança, no posto de Daniel Lorenz, ficou Sandro Avelar.

Nenhum comentário: