Blog do Paraíso: Servidores do DF começarão 2012 com lei própria

sábado, 17 de dezembro de 2011

Servidores do DF começarão 2012 com lei própria

Regime jurídico único foi aprovado por unanimidade na Câmara Legislativa. Relatora aponta correção anual da VPNI e a vedação de contratação de servidores “ficha-suja” como duas das principais conquistas

A lei que estabelece o regimento jurídico único dos servidores públicos do Distrito Federal (RJU) foi aprovada pela Câmara Legislativa. A vitória ocorreu durante a última sessão do ano, quando os parlamentares analisaram o parecer da Comissão de Assuntos Sociais, assinado pela relatora, deputada Liliane Roriz (PSD), que conseguiu aprovar importantes avanços.

“Tivemos a oportunidade de ouvir os servidores e ainda de discutir com representantes das categorias e da própria Central Única dos Trabalhadores para que melhorássemos o texto enviado pelo executivo”, lembrou Liliane. Segundo a relatora, foi graças a esses encontros que vários itens foram incluídos na proposta original.

Uma delas foi a emenda que derrubou o dispositivo que vedava o pagamento de carga-horária de 40 horas para os servidores efetivos que assumissem cargos de confiança. Pela proposta original, os servidores teriam que trabalhar 40h, com dedicação integral, e ganhar por 30h no cargo efetivo, se o parágrafo único do art. 58 fosse mantido.

Outra conquista aprovada foi correção anual da Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI). “A regra inicial previa seu reajuste apenas quando ocorresse revisão geral, o que nunca ocorria e isso acabava por congelar boa parte dos salários de muitos servidores”, frisou Liliane. A relatora garantiu ainda que a incorporação dos quintos e décimos seja revista na transformação e reclassificação do cargo em que se deu a incorporação.

Até então, o serviço público do DF era regido pela lei 8.112/90, que tratava de servidores da União. Aprovado no legislativo, o projeto segue agora para a sanção do governador do Distrito Federal.

Nenhum comentário: